Agricultura
Açúcar cristal branco alcança recorde nominal em 2023, impulsionado por cenário internacional e exportações brasileiras
Compartilhe:
Durante toda a safra 2023/24, os preços médios do açúcar cristal branco no mercado spot de São Paulo superaram os valores registrados na temporada anterior. Em um marco significativo, no dia 15 de outubro, o Indicador CEPEA/ESALQ, referente ao estado de São Paulo, atingiu o mais alto patamar nominal da série histórica, chegando a R$ 159,32 por saca de 50 kg.
De acordo com pesquisadores do Cepea, o aumento nas exportações de açúcar era esperado, impulsionado pelos preços internacionais favoráveis, em meio à redução da oferta global. Na temporada global 2022/23, encerrada em setembro/23, a Índia, o segundo maior produtor da commodity, registrou uma queda de 13,23% na produção, enquanto para a União Europeia a redução foi de 11,26%, conforme dados do USDA. Cálculos do Cepea revelam que, ao longo praticamente de todo o ano de 2023, as vendas externas remuneraram mais do que as internas.
No período de janeiro/23 a novembro/23, o Brasil exportou 27,536 milhões de toneladas de açúcar, um volume 9,92% maior do que o total embarcado no mesmo intervalo do ano anterior, conforme dados da Secex. Quanto à demanda doméstica pelo cristal no mercado spot de São Paulo, o Cepea observou uma redução ao longo da temporada 2023/24. Esse cenário pode ser interpretado como um efeito da menor disponibilidade do produto para negociação interna, devido ao aumento das exportações, ou um reflexo da queda no consumo de produtos industrializados à base de açúcar.
Fonte: Portal do Agronegócio