Acre
Acre registra 239 novos casos de Covid nesta sexta-feira (2), aponta boletim
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2022/12/vacina-29.webp)
Em outubro e novembro, o estado não registrou mortes pela doença. Casos da doença continuam subindo em todo o estado.
Por g1 AC — Rio Branco
O Acre registrou 239 novos casos de Covid-19 nesta sexta-feira (2). A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS). O número de infectados notificados é de 154.462 em todo o estado, desde o início da pandemia. Não houve registro de óbito nesta sexta, portanto, o número de vítima fatais continua sendo 2.031.
Leia também:
- Novembro fecha com 4.219 novos casos de Covid-19 no Acre, mas não registra mortes pela doença
- Casos de Covid e mortes despencam em outubro no Acre, que fecha o mês com menos de 40 novos registros
- Em 10 dias, AC registra mais de 1,1 mil casos novos de Covid e especialistas alertam para reforço da vacinação
- Casos de Covid e mortes despencam em outubro no Acre, que fecha o mês com menos de 40 novos registros
O Acre registrou 361.289 notificações de contaminação pela doença, sendo que 206.817 casos foram descartados e 10 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 150.393 pessoas já receberam alta médica da doença.
Diferente de outubro, em novembro o Acre registrou um salto significativo com relação aos casos novos de Covid-19. Um levantamento do g1 levou em consideração os dados diários da Sesacre, que mostraram que só em novembro foram 4.219 novos infectados pelo coronavírus, fazendo os casos da doença chegarem a 153.975. Já com relação a mortes, não houve registros, e o número de vítimas fatais pela doença continuou 2.029 em novembro.
O governo do Acre publicou, no dia 14 de outubro, um decreto que revogou a criação Pacto Acre Sem Covid, que determinava as regras e funcionamento do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 e, com isso, os boletins de casos novos da doença passaram a ser semanais. Porém, desde o dia 17 de novembro, isso mudou e, com o aumento dos casos, os informativos voltaram a ser diários.
A orientação foi divulgada no último dia 21, durante entrevista coletiva com representantes da pasta.
Os meses mais letais no Acre desde o início da pandemia foram março e abriu de 2021, quando foram registradas 254 e 267 mortes pela doença. Já este ano, o mês com maior número de mortes foi fevereiro, quando 100 pessoas foram vítimas da Covid. Foi também em fevereiro deste ano que houve o maior registros de casos novos da doença, chegando a 19.323 casos novos – o maior registro desde o início da pandemia.
A taxa de contaminação no estado é de 17.005 para cada 100 mil habitantes. Já a de letalidade está em 224 para cada 100 mil habitantes. O índice de letalidade está em 1,3%.
Reforço é necessário
Para o epidemiologista Jesem Orellana da Fiocruz-Amazônia, o momento ainda requer atenção e recorrer às vacinas é a única forma de evitarmos alguns cenários que já foram registrados no estado, como leitos lotados e mortes pela doença.
“Manter o esquema vacinal completo é algo fundamental, principalmente quando estamos falando de uma doença como a Covid-19 que já matou milhões de pessoas pelo mundo. É hora de entender que essas vacinas não fazem mal, muito pelo contrário, elas protegem, e por elas saímos daquele cenário trágico que vivemos ao longo de 2020 e 2021”, destacou.
G1