Acre
Acre está entre os 14 estados com queda nos casos de síndrome respiratória aguda grave, diz Fiocruz
Compartilhe:
O Acre está entre os estados com queda nos casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) conforme o boletim de monitoramento semanal da Fiocruz. Os dados foram divulgados nessa quinta-feira (30) e correspondem à semana epidemiológica 38, de 19 a 25 de setembro.
O estudo mostra que o estado acreano teve uma queda nos registros de Srag a longo prazo. Em dados gerais, o boletim apontou sinal de estabilidade no país com o baixo patamar desde o início da epidemia.
Segundo a fundação, cerca de 96% dos casos de Srag com resultado laboratorial de vírus respiratório correspondem a infecções pelo novo coronavírus.
Entre os estados com queda nos casos estão:
- Acre;
- Amapá;
- Ceará;
- Maranhão;
- Mato Grosso do Sul;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Paraná;
- Rio Grande do Sul;
- Rio de Janeiro;
- Roraima;
- São Paulo;
- Tocantins.
Outros cinco estados registraram sinal de crescimento na tendência de longo prazo. São eles: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará e Rondônia.
Já Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro aparecem na lista das federações com sinal de crescimento nos registros na tendência de curto prazo.
Assim como o estado, a capital acreana também segue com queda nos casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag). Rio Branco é uma das 11 capitais com queda na tendência de longo prazo.
Casos de Covid no Acre
O boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) trouxe um novo caso de Covid-19 em todo o estado nesta quinta-feira (30). O número de infectados chegou a 87.924. Uma morte pela doença foi registrada, assim, o número de óbitos agora é de 1.838.
Há 14 pacientes internados nos hospitais de referência, dos quais 12 com teste positivo para a Covid. O estado tem 38 exames de RT-PCR à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. O número de altas médicas permanece em 85.903.
O Acre está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de e 9.829 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade em cada 100 mil habitantes é de 205 já a de letalidade – quantidade de mortos dentro dos números confirmados da doença – é de 2%.
Dos 70 leitos disponíveis na rede SUS em todo o Acre, três estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos se manteve em 4% nesta terça. São 50 leitos em Rio Branco e 20 em Cruzeiro do Sul.
G1.globo.com