AL/MT
Acordo por alternância em 2025 sela chapa Botelho-Max à Mesa da AL
Compartilhe:
Daqui a dois anos, Max será o candidato a presidente da Assembleia, contando com o apoio de Botelho
Jacques Gosch
Odeputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) deve ser reeleito em chapa única para o quarto mandato na presidência da Assembleia. O prazo para Max Russi (PSB) cooptar os votos suficientes para se viabilizar na disputa venceu na quinta (19) e o socialista não teve sucesso na articulação política.
Com isso, o parlamentares fizeram acordo para a alternância nos dois principais cargos da Mesa só acontecer a partir de 2025. Na eleição marcada para 1º de janeiro, Botelho se reelege para o quarto mandato seguido e Max fica na 1ª Secretaria da Mesa Diretora.
Daqui a dois anos, Max será o candidato a presidente da Assembleia, contando com o apoio de Botelho. A tendência, inclusive, é que a chapa única deve conquistar no mínimo 20 dos 24 votos possíveis. Max ainda não confirma o acordo com Botelho. Diz que o “martelo será batido” somente após reunião marcada para a próxima semana. No entanto, deputados estaduais consultados pelo dizem que a chapa Botelho-Max já está sacramentada.
“Não fechou nada ainda. Semana que vem vamos reunir e fechar qual vai ser o encaminhamento. A confusão da PEC embolou o meio campo”, disse Max ao .
Neste caso, Max se referiu as emenda constitucional, promulgada nessa quinta, que proíbe reeleições consecutivas para os mesmos cargos na Mesa Diretora. Os efeitos da nova legislação começam a valer somente na eleição para o biênio 2025-2026 e não afetam o projeto de Botelho de se reeleger presidente da Assembleia pela quarta vez.
Após o entendimento pela 1ª Secretaria, inicia a discussão sobre os demais cargos da Mesa Direta. A lista de cargos a serem negociados inclui duas vice-presidências e mais três secretarias.
Fonte: