Porto Velho
Ações contra coronavírus em Porto Velho são selecionadas para mostra “Brasil, aqui tem SUS”
Compartilhe:
Secretária da Semusa Eliana Pasini
Semusa teve oito práticas escolhidas por serem experiências exitosas que melhoraram o serviço ao cidadão
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) teve oito trabalhos selecionados para publicação na mostra virtual “Brasil, aqui tem SUS”, que apresenta experiências exitosas no enfrentamento à Covid-19 nos municípios. A mostra é parte da programação do I Congresso Virtual do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Duas ações foram escolhidas na segunda etapa da mostra virtual. São elas: Educação em Saúde na testagem rápida para a Covid-19 – um relato de experiência e Call Center para atendimento ao suspeito de Covid-19 em Porto Velho.
Outras seis práticas implantadas pela Semusa foram escolhidas durante a terceira etapa da mostra: Trabalho multidisciplinar para elaboração de instrumentos como estratégia de ação da vigilância em saúde no contexto da pandemia Covid-19 em Porto Velho; Capacitação dos profissionais das unidades de pronto atendimento sobre o manejo da ventilação mecânica em pacientes com Covid-19; Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) como ferramenta de gestão no contexto da pandemia; Visitas técnicas nas unidades básicas de saúde: monitoramento e organização de fluxo no enfrentamento à Covid-19; Relato de experiência: a importância da paramentação e desparamentação dos equipamentos de proteção individual em tempos de Covid-19; Estresse ocupacional nos profissionais da enfermagem em época de pandemia: a percepção das residentes de enfermagem obstétrica.
As experiências selecionadas para a representar Porto Velho na I mostra virtual “Brasil, aqui tem SUS” estão publicadas na internet e podem ser vistas em detalhes no link congresso-virtual.conasems.org.br/mostra.
Para a secretária da Semusa, Eliana Pasini, a seleção destes trabalhos significa que todo o esforço e dedicação dos profissionais de saúde frente a pandemia valeram a pena. As práticas inscritas nasceram das experiências vividas durante a pandemia e de como as adversidades foram superadas. O resultado de tudo isso é que as estratégias adotadas melhoraram o acesso da população aos serviços de saúde. A Semusa parabeniza todos os profissionais que estiveram e permanecem na linha de frente nos serviços de saúde.
A “1ª Mostra Virtual Brasil aqui tem SUS – enfrentamento à Covid-19” está sendo desenvolvida para apresentar as experiências de impacto positivo para o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, além de promover a troca de informações, construção de novos conhecimentos e o aprendizado entre trabalhadores e gestores da saúde no âmbito municipal.
Com o tema “Diálogos para o encerramento da gestão”, o I Congresso Virtual do Conasems terá duração de 4 meses, totalmente online e gratuito. As atividades são semanais e seguem até o dia 10 de novembro. O objetivo é apoiar e qualificar a gestão municipal do SUS, levando em conta a situação de emergência em saúde pública decorrente da Covid-19.
Uma das mostras escolhidas para representar Rondônia será apresentada durante uma live realizada pelo congresso. A data será anunciada em breve, e pode ser dia 20 ou 27 de outubro.
(Assessoria)