Rondônia
Ação no Centro de Reabilitação de Rondônia realizou mais de 90 atendimentos para diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista
Compartilhe:
Governo do Estado de Rondônia
O neuropediatra, especialista em TEA, Raul Rodrigo Arteaga Raduan diagnosticou 78 crianças com algum tipo de transtorno, entre eles, casos moderados e graves classificados como níveis 2 e 3 do Transtorno de Espectro Autista – TEA, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH e Deficiência Intelectual – DI. Dos 100 atendimentos, compareceram 94 crianças, que foram atendidas e 81 tiveram diagnóstico para os transtornos.
Durante a ação, as crianças foram atendidas também pelo neuropsicólogo, Francisco Carlos da Silva Lins. Também estiveram presentes profissionais do Departamento Estadual de Estrada de Rodagem e Transporte – DER, para emissão do Passe Livre Estadual, e profissionais da Secretaria Estadual de Educação – Seduc, para identificar crianças que estavam fora do ambiente escolar e promover a inclusão.
Para realizar diagnósticos precoces do Transtorno de Espectro Autista – TEA, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, realizou a semana do “Fecha Laudo”, entre os dias 10 e 14 julho, no Centro de Reabilitação de Rondônia – Cero. Cem crianças foram selecionadas na fila do Sistema Nacional de Regulação – Sisreg, que já estavam em acompanhamento com profissionais da equipe multiprofissional, investigando o transtorno e aguardando por consulta com o neuropediatra; 94 delas compareceram ao Centro de Reabilitação de Rondônia – Cero para a avaliação.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde, Jefferson Rocha ressaltou sobre a importância dessa assistência para a população. “Visamos atender os pacientes que estão na fila de regulação para consulta e diagnósticos, a ação consegue promover o tratamento mental precoce e evitar sofrimento para as crianças”.
Segundo o Ministério da Saúde – MS, a detecção precoce de sinais e sintomas de transtornos mentais, que prejudicam o funcionamento habitual, permite o desenvolvimento de ações de prevenção, promoção e tratamento em saúde mental.
A continuidade do tratamento dos casos detectados durante a ação será realizada no Cero para acompanhamento com médico especialista e equipe multiprofissional do serviço.