Acre
AC: Campanha ‘Vacina do Bem’ já está aplicando doses em ação na Cidade do Povo que vai até às 16h
Compartilhe:
Logo nas primeiras horas da ação “Vacina do Bem”, no conjunto habitacional Cidade do Povo nesta sexta-feira (24), centenas de moradores da região foram até a escola estadual Frei Heitor Maria Turrini para garantir a imunização. A ação disponibiliza todas as vacinas de rotina que estão na rede de saúde do estado e também contra a Covid-19.
O evento vai até às 16h desta sexta. A ação é realizada pelo Grupo Rede Amazônica, em parceria com o governo do Estado, Energisa e Universidade da Amazônia (Unama).
Cerca de 60 mil pessoas moram na região e a ação tem como foco atender pelo menos 2 mil pessoas. O Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI) vai disponibilizar para a comunidade todas as vacinas que estão disponíveis. A imunização vai estar ocorrendo em três salas climatizadas. Um dos principais objetivos da ação é aumentar a cobertura vacinal da população.
Amanda Saldanha levou a filha de 13 anos para receber a primeira dose de vacina contra a Covid-19 — Foto: Elizânia Dinarte/CBN Rio Branco
A auxiliar de cozinha Amanda Saldanha foi uma das primeiras a chegar na escola para levar a filha de 13 anos para receber a primeira dose de vacina contra a Covid-19.
“Soube do evento por grupo de notícia e vim trazer minha filha para receber a primeira dose, já tomei a minha, que foi dose única. Um evento desse facilita demais por ser perto de casa”, disse.
A moradora Leidiane da Silva Pereira aproveitou a ação para garantir a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Ela disse que já estava com alguns dias de atraso por conta da correria do dia-a-dia e não conseguia encontrar tempo para ir até um posto, que fica longe de casa.
“A primeira já tomei assim que chegou minha idade. Agora deu o tempo de tomar minha segunda e eu vim aproveitar que é aqui no bairro. É uma ajuda, achei muito bom. Como a gente trabalha, tem a correria do dia-a-dia, fica difícil ir no Taquari para tomar, então quando vi que ia ter, vim correndo.”
Campanha vai até às 16h nesta sexta-feira na Cidade do Povo — Foto: Victor Lebre/CBN Rio Branco
O estudante de enfermagem Jamin Alves está no 4º período da faculdade e está participando da ação como voluntário. “Acredito que é muito importante estar oferecendo esses serviços à comunidade e acho que estamos agregando conhecimento, então pra gente da área da enfermagem é muito importante.”
A dona de casa Rosialda da Silva disse que ações como essas são muito importante para moradores da Cidade do Povo, por ser um bairro distante.
“A minha [segunda dose] não está atrasada, mas vim para antecipar, aproveitar que estão aplicando aqui no bairro e não preciso ir para outro canto, porque pensa numa coisa difícil é sair dessa Cidade do Povo para quem não tem transporte. Graças a Deus vai dar certo. Para a gente é muito importante esses eventos, porque aqui é tudo distante. Tomei a primeira dose quando vieram com ação aqui também e agora a segunda dose.”
Moradores da Cidade do Povo recebem campanha ‘Vacina do Bem’ — Foto: Victor Lebre/CBN Rio Branco
Programação
O Jornal do Acre 1ª Edição vai ser transmitido ao vivo do local da ação. Além disso, vai ser transmitido pelo g1 e a CBN Rio Branco está com um estúdio na escola onde a campanha ocorre.
Dados PNI no Acre mostraram que sete vacinas obrigatórias que todas as crianças precisam tomar, segundo recomendações das autoridades de saúde, estão muito abaixo da meta de vacinação no estado.
Estão sendo oferecidas vacinas contra a Covid-19, Influenza, febre amarela, poliomielite, tríplice viral, varicela, pneumo10, MeningoC, ACWY, HPV, Pentavalente, HepatiteA, HepatiteB e dupla adulto.
Jailton Oliveira, chefe de Programação da Rede Amazônica Acre, disse que a ação tem como objetivo beneficiar a população da região. “Nós e os nossos parceiros, juntando essas forças, vamos além de realizar essa vacinação oferecer algumas outras ações para beneficiar aqueles moradores.”
Parceiros
No local, a Energisa vai trocar lâmpadas antigas por de LED e fazer a doação de cestas básicas.
Para incentivar a vacinação, a Unama disponibiliza profissionais para aplicação de vacinas e oferece 300 bolsas de cursos rápidos gratuitos em várias áreas como direito, administração, gestão, por meio do projeto “Capita Unama”.
Campanha ‘Vacina do Bem’ ocorre nesta sexta-feira (24) — Foto: Victor Lebre/CBN Rio Branco
Renata Quiles, coordenadora do PNI no Acre, diz que a ideia da campanha é chegar mais perto da comunidade.
“Por isso vamos iniciar na Cidade do Povo, que é uma outra cidade, como o próprio nome já diz é um bairro que é uma cidade, uma população imensa que mora lá, que possui uma distância muito grande do Centro, então a gente com essa parceria vamos levar esse dia de ação e muita surpresa para a população residente lá”, diz.
O foco é tentar mudar os números de vacinação no estado, que tem se mantido baixo, oferecendo vacinas desde a infância até a contra Covid-19.
“Os números nos trouxeram essa preocupação. Nós temos baixa cobertura vacinal na infância, adolescência, adulto, campanha e rotina. Isso gera uma preocupação de doenças tão graves, como a Covid, retornarem para nosso estado e essa é uma ação que facilita a vida da população, porque eu vou e me vacino, mas levo minha criança para ser vacinada. Então, o objetivo principal é regularizar a situação vacinal de toda a família”, destaca.
A gerente de jornalismo da Rede Amazônica Acre, Geisy Negreiros, diz que o grupo tem consciência do papel social e, por isso, se reuniu com parceiro para que a ação fosse feita na capital.
“O grupo Rede Amazônica, junto com os parceiros, entra como incentivador para melhorar a cobertura vacinal na nossa cidade e aí nasce a campanha ‘Vacina do Bem’, que vai ser uma grande oportunidade para as pessoas se vacinarem, desde crianças a idosos”, pontua.
G1.globo.com