Religião
A Trindade
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2018/10/espirito-santo-de-Deus.jpg)
Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós. (Jó 42:3; 1 João 4:12).
A expressão “trindade” não ocorre na Bíblia, apesar de transmitir uma revelação bíblica muito importante. Também poderíamos falar de “tri-unidade”, mas a linguagem humana é sempre insuficiente para descrever algo que revela a natureza do Deus infinito.
A Bíblia ensina com firmeza a unidade da divindade: há apenas um Deus. Mas essa unidade não se parece em nada com a do homem, um ser criado. Um homem não pode encontrar-se em Quito e ao mesmo tempo em Paris. Mas não acontece o mesmo com o único Deus, o Criador. Ele está na glória dos céus e, ao mesmo tempo, está presente em todo lugar na terra. Isso não significa que uma parte de Seu ser está nos céus e outra na terra. Não, Deus é um e não pode ser dividido.
Essa presença de Deus na terra foi manifestada quando Cristo veio ao nosso mundo. Era o Filho na terra, enquanto continuava existindo no seio do Pai (João 1:18). E falava de Deus, o Pai, como se estivesse nos céus. Hoje, desde que Cristo subiu aos céus, Deus está na terra por meio do Espírito Santo, pessoa divina a quem o Pai e o Filho enviaram. Ele age de maneira invisível entre os crentes.
O Deus único, inescrutável para o homem, se revelou como Pai mediante Seu Filho que veio até a terra, encontrar Suas criaturas, as quais, agora, têm a possibilidade de adorar o Pai e o Filho pelo Espírito Santo.