Saúde
A importância dos sons e da música para o bebê
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/02/musica-bebe.jpg)
Quando um bebê nasce, ele encontra-se aberto a todos os estímulos do mundo que o rodeia. É através das suas experiências sensoriais que ele se desenvolverá mentalmente.
A visão, o paladar, o tato, o olfato e a audição são as ferramentas que o bebê utiliza para assimilar a informação necessária à sua aprendizagem e desenvolvimento. De seguida poderá conhecer melhor a importância dos sons e da música para o bebê.
Qual a importância dos sons e da música para o bebê
Os bebê, quando nascem, já ouvem, sendo que ao fim de apenas quatro dias já consegue mesmo distinguir línguas diferentes. E de igual modo, também rapidamente o bebê começa a interessar-se mais por sons e palavras, fixando a sua atenção de onde são emitidos esses sons.
Sendo o som um dos estímulos mais importantes para o desenvolvimento nos primeiros meses, é importante os pais introduzirem atividades que facilitem e promovam esse desenvolvimento.
Quando um bebê é exposto sistematicamente à música, como já foi comprovado num estudo científico realizado na Alemanha, ele irá estabelecer mais facilmente ligações nos seus circuitos neurais, o que facilitará a aquisição das palavras e o desenvolvimento de um discurso claro e fluente.
Pelo contrário, o mesmo estudo mostra que as crianças que não foram expostas à música poucas vezes conseguem dominar tão bem a sua língua em adultos.
Assim, quando mais depressa introduzir a música na vida do seu filho, mais facilmente o ajudará a atingir todo o seu potencial cognitivo.
Atividades para estimular o desenvolvimento linguístico do bebê
Além de colocar o seu filho a ouvir música regularmente, de variados tipos e estilos, desde músicas infantis até à clássica, pode também realizar algumas atividades musicais com o bebê, que ele irá adorar, e que o ajudarão no seu desenvolvimento e estimularão a aprendizagem linguística.
Cante para o seu bebê, usando sons calmos e tranquilos, mas também, com entoação de vozes diferentes e com alturas diferentes, para estimular a sua atenção.
Outra atividade interessante é gravar os primeiros sons do seu bebê, mesmo que vagos e indistintos. Depois, toque para ele. Ele vai sentir-se excitado e irá procurar responder aos sons que ouve.