Educação
A economia agrária nas últimas semanas e temas para TCC em agronegócio sustentável
Compartilhe:
O Brasil é conhecido mundialmente como o país do agronegócio. Isso ocorre pois a agricultura e a agropecuária são responsáveis pela maior parte do PIB brasileiro anualmente.
Logo, questões como o clima, o desmatamento, o aquecimento global e a demarcação de terras são pautas constantes quando o assunto é agronegócio.
No entanto, na reportagem de hoje iremos discutir um pouco mais sobre os ocorridos nas últimas semanas no mundo do agronegócio e, também, trazer à baila os tipos de metodologia de TCC nesta área.
O que é a economia agrária ou agrícola e qual seu papel na economia nacional?
De acordo com definições de várias bases, como dicionários e também o Wikipédia, a economia agrícola é uma vertente da economia que, há vários anos, aplicava os conceitos teóricos e práticos da economia sobre a produção de gado e colheitas.
O objetivo era, primordialmente, lidar com o uso da terra, visando maximizar as produções em um determinado espaço de terra, assegurando uma boa margem de lucro e produtividade em fazendas e outros territórios rurais destinados à esta produção.
Contudo, nos dias de hoje, o termo economia agrícola abrange diversas outras áreas, como por exemplo:
- A mecanização do campo e a robótica
- Busca de respostas para problemas dos mercados alimentares
- A produção de alimentos e a fome no país
- A geração de empregos
- A exportação e a importação de commodities agropecuários
Logo, de maneira simplificada, a economia rural ou agrícola é aquela destinada à realidade do campo, à produção de alimentos e à otimização do uso de propriedades rurais para a produtividade agrícola e lucratividade do produtor.
Mas, qual é exatamente o panorama da economia agrícola em nosso país nas últimas semanas e nos últimos meses?
Ampliação dos investimentos em bens agropecuários
De acordo com reportagem publicada na Veja Economia, ao início deste mês, diversos fatores econômicos atuais chamam a atenção de investidores para este setor.
Também, segundo a reportagem, o coração dos negócios no Brasil, a Avenida Faria Lima sempre esteve relativamente distante de investimentos ligados ao setor agropecuário, porém, fatores como:
- Desvalorização do real
- Alta demanda de produtos
- Alta demanda internacional por commodities
Foram responsáveis por atrair os olhares de inúmeros investidores para o mercado agropecuário. O resultado disso foi a ampliação de programas de investimento neste setor e também a criação de novos investimentos no mercado agrícola.
Isso representou o aumento em valores de títulos já existentes, como por exemplo:
- CPRs ? Cédulas de Produto Rural
- CRAs ? Certificados de Recebíveis do Agronegócio
Além disso, devido ao quadro analisado anteriormente, foi também criada uma nova opção e modalidade de investimento no mercado agropecuário, o Fiagro; Fundo de Investimentos nas Cadeias Produtivas Agroindustriais.
De acordo com especialistas, o Fiagro atuará de maneira semelhante aos fundos imobiliários, responsáveis por estimular o mercado imobiliário nos últimos anos.
A sustentabilidade como mantra da agropecuária pós-pandemia
Outro ponto que muito se discute quando o assunto é agronegócio, além de aspectos econômicos, são os aspectos ambientais e sociais.
Ainda, o âmbito ambiental do agronegócio e da agropecuária, atualmente, é recheado de polêmicas, politicagem e desavenças oriundas de divergências ideológicas e práticas.
Segundo reportagem publicada no site da Câmara Legislativa, no final do mês de Agosto, o tema da sustentabilidade foi discutido na Câmara e a pauta principal foi a elaboração de ações e medidas concretas que respeitem o meio-ambiente.
De acordo com o chefe da Embrapa Ambiente, Marcelo Morandi, a agricultura sustentável, nos dias de hoje, não deve mais ser apenas uma opção a ser considerada, mas sim recorrida de maneira imperativa.
O posicionamento de Morandi se deve às evidências climáticas e o aumento nas catástrofes ambientais ao redor de todo o mundo, que evidenciam mais ainda a crise climática que estamos prestes a enfrentar.
Projetos voltados para o agronegócio sustentável
Como declarado pelo chefe da Embrapa Ambiente, a sustentabilidade deve ser imperativa ao agronegócio nos próximos anos.
Portanto, vamos analisar juntos alguns projetos sustentáveis desenvolvidos na área e possibilidades de projetos de TCC com este tema:
De acordo com a plataforma Sustainable Carbon, cujo foco é a sustentabilidade, algumas técnicas e metodologias sustentáveis que podem ser desenvolvidas e adotadas em diversos casos são:
- Desenvolvimento de um sistema de Irrigação por Gotejamento
- Projeto de Cogeração de Energia
- Projeção de um sementeiro de cultura para produção de adubo verde
- Desenvolvimento de projetos de compostagem e composteiras
- Idealização de um sistema de captação de energia solar na agricultura
Como a sustentabilidade certamente será tendência no agronegócio e ditará os rumos da economia agrícola no futuro, é essencial que novos projetos na área sejam idealizados e concebidos dentro de universidades e instituições de ensino e pesquisa!