Saúde
Pesquisa confirma que estresse eleva risco de ataques cardíacos
Compartilhe:
Nos dias de hoje, repletos de afazeres, é relativamente fácil acabar se estressando com algo (ou tudo) que acontece nossa volta. Mas é melhor refletir sobre isso.
Estar constantemente estressado é algo perigoso, pois esse estado psico-emocional libera um hormônio chamado cortisol que, em quantidades elevadas, pode levar a um ataque cardíaco.
Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism mediu os níveis de cortisol, ao longo de um período de 24 horas, em amostras de urina de 861 pessoas acima de 65 anos de idade. A avaliação foi feita durante seis anos de estudo.
No período, 183 participantes do estudo morreram. Os altos níveis de cortisol foram observados nos óbitos decorrentes de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).
Quando divididos em três grupos com base nos níveis do hormônio do estresse, o grupo dos participantes com os maiores níveis de cortisol apresentou um risco cinco vezes maior de morrer por doenças cardiovasculares. Tudo isso por conta dos picos de pressão sanguínea que o hormônio provoca.
Por isso, sempre tente manter a calma. Nenhum aborrecimento vale mais que sua vida.