Conectado por

Amazonas

Taxa de vacinação contra paralisia infantil no Amazonas chega a 75%, diz FMT


Compartilhe:

Publicado por

em

Campanha de vacinação deve ser realizada em agosto (Foto: Cesar Brustolin/AEN)

Apesar da erradicação da paralisia infantil em 1994 no Brasil e em toda a América Latina, o Amazonas não atingiu a meta de cobertura, que é de 95%, segundo o Ministério da Saúde. No estado e na Região Norte, a média de vacinação fica em torno de 75%, segundo a Fundação de Medicina Tropical (FMT). Uma campanha de prevenção já está prevista para ocorrer em agosto.

O infectologista Antônio Magela explica que a poliomielite é prevenida com cinco doses da vacina, aplicadas a partir dos dois meses de vida da criança. A última etapa é aplicada aos quatro anos de idade.

“São cinco doses para se atingir a imunização completa, então essa cobertura vacinal fica baixa, geralmente porque não se completam as doses de reforço. [As pessoas] fazem as três primeiras doses e depois não fazem as outras duas (…) Tem muita gente dispersa que está com o sistema vacinal incompleto. Isso faz com que a população fique vulnerável”, disse.

O último caso registrado de paralisia infantil foi diagnosticado em uma criança de dois anos na Venezuela. Membro de uma comunidade indígena, a criança não tinha histórico de vacinação.

Magela ressalta que a imunização pode ser realizada fora dos períodos de campanha e que, com a medicação, outras doenças podem ser conbatidas.

“Pais que ainda não vacinaram seus filhos [podem] fazer urgentemente a atualização do calendário vacinal que a criança vai ficar protegida, não só da poliomelite, mas também das outras doenças, inclusive do sarampo, que já chegou. Então nós temos a possibilidade, agora, de nos antecipar ao problema”, finalizou.

Neste ano, a campanha contra a poliomielite será feita entre 6 e 24 de agosto.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com