Aripuanã
Vice-governador e autoridades políticas de Mato Grosso visitam Projeto Aripuanã
Compartilhe:
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, acompanhado de comitiva de autoridades, conheceu as instalações da Nexa no município de Aripuanã. O grupo foi recepcionado pelo diretor de Desenvolvimento e Execução de Projetos, Valdecir Botassini; Marcelo Costa, gerente geral do Projeto e demais colaboradores da empresa. A iniciativa faz parte do Programa de Visitas Guiadas ao Projeto Aripuanã, que está em fase de detalhamento e integra o Programa de Comunicação Social, previsto no Plano de Controle Ambiental (PCA) do empreendimento. Também acompanharam a ação o deputado federal Juarez Costa, o prefeito de Aripuanã, Jonas Rodrigues, o prefeito de Juína, Altir Peruzo e representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Foram apresentadas aos visitantes as futuras instalações da área administrativa, planta de beneficiamento, depósitos de rejeitos, que serão armazenados a seco, e demais estruturas. Além disso, receberam informações sobre produtividade e logística e, ao final do trajeto, puderam conhecer os túneis que dão acesso as minas subterrâneas.
O objetivo do Programa de Visitas é permitir que a comunidade acompanhe as obras do Projeto, além de esclarecer eventuais dúvidas sobre o empreendimento polimetálico da Nexa em Aripuanã. “Nossa função é detalhar os nossos processos operacionais, aos quais foram incorporados o que há de mais moderno em tecnologia e excelência operacional, além da visão de sustentabilidade.”, declarou Valdecir Botassini, diretor de Desenvolvimento e Execução de Projetos da Nexa.
De acordo com o gerente geral do Projeto Aripuanã, Marcelo Costa, a Nexa estará de portas abertas para que as pessoas conheçam toda a estrutura empregada na fase de implantação. “Queremos fortalecer o elo de confiança com a comunidade”, ressalta.
Para o vice-governador, Otaviano Pivetta, os investimentos da Nexa irão promover um novo ciclo na região Noroeste de Mato Grosso. “Trata-se de uma região que estava estagnada, porém, já consigo sentir aqui uma transformação da economia local. Outro fator positivo é a diversificação econômica promovida pela chegada de novos setores econômicos. Não tenho dúvidas que se trata de um importante momento da economia de Mato Grosso”, destacou.
Já o prefeito de Aripuanã, Jonas Rodrigues, contou que o empreendimento da Nexa tem atraído novos investimentos para a região. Segundo ele, há uma forte demanda pelo desenvolvimento das condições logísticas locais, o que trará impactos favoráveis para o escoamento da produção de atuais e futuros produtores da região. “É um investimento de grande aporte financeiro, com excelência em boas práticas de manejo e sustentabilidade. Estamos felizes com a implantação do projeto e aqui poder participar dessa iniciativa a fim de tirar as nossas dúvidas”, disse o gestor.
Sobre o Projeto Aripuanã
A Nexa obteve, em dezembro de 2018, a Licença de Instalação (LI), concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sema-MT), para o Projeto Aripuanã, que prevê investimentos de US$ 392 milhões de dólares para a planta industrial de extração e beneficiamento de concentrados de zinco, cobre e chumbo, no município de Aripuanã, localizado ao Noroeste de Mato Grosso. O início da operação está previsto para 2021. Para saber mais sobre projeto, acesse:www.projetoaripuana.com.br.