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Temas que todo advogado empreendedor precisa conhecer
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A advocacia é uma área na qual os profissionais estão continuamente estudando. Afinal, as leis, as doutrinas e a jurisprudência são dinâmicas, o que torna necessário acompanhar as mudanças para manter-se em atividade. Porém, os temas que o advogado precisa conhecer não se restringem ao Direito, especialmente aqueles que optaram por empreender, abrindo o próprio escritório.
Em um mercado cada vez mais concorrido, para obter sucesso nessa empreitada é necessário que o profissional adquira mentalidade empreendedora e esteja por dentro de tecnologias e ferramentas que podem auxiliá-lo na otimização da gestão do escritório.
Comunicação e marketing pessoal
Parte dos clientes de um escritório de advocacia são adquiridos por meio de contatos e indicações. Ou seja, dependem da maneira como os advogados apresentam seu negócio às pessoas. Por isso, dominar boas técnicas de comunicação e marketing pessoal faz a diferença. Usar o tom de voz, a linguagem e até os gestos certos, saber se vestir adequadamente, entender como agir em diferentes situações; tudo isso pode trazer um forte diferencial para conquistar clientes.
Marketing Jurídico
O hábito dos consumidores tem se modificando com o passar do tempo. Hoje, a maioria dos brasileiros recorrem à comodidade da Internet para comprar produtos e contratar serviços. Um estudo recente da plataforma de pesquisa de mercado NZN Intelligence mostra que as compras online já são preferência de 74% dos brasileiros.
A mudança nos hábitos dos consumidores faz com que empresas tenha que se adaptar ao mercado, buscando novas formas de vender. Por isso, o marketing digital vem ganhando cada vez mais espaço. E essas mudanças chegaram ao ramo da Advocacia. O marketing jurídico é um exemplo disso.
Trata-se de uma estratégia utilizada atualmente por muitos escritórios não só para atrair, mas para engajar e fidelizar seu público-alvo. O marketing jurídico oferece um conjunto de estratégias, práticas e ferramentas aplicadas especificamente para profissionais e escritórios de advocacia.
Dentro desse tema, ao advogado interessado em aprender não faltam assuntos. Uma boa dica é começar estudando sobre marketing jurídico. Por meio da prática, o profissional entenderá o que é necessário para produzir conteúdo jurídico de qualidade, que tenha relevância para seus clientes em potencial.
Atendimento ao cliente
Depois de conquistar os clientes, é preciso fidelizá-los e, para isso, o advogado precisa entender sobre atendimento ao cliente. Alguns pontos que se pode estudar dentro desse tema são: como construir scripts, como lidar com diferentes perfis de clientes, como priorizar solicitações e como avaliar a satisfação dos clientes depois de um atendimento.
Tecnologia e softwares
O advogado também precisa se informar sobre as soluções de tecnologia disponíveis no mercado. A incorporação de tecnologias como o software jurídico, pode significar um grande diferencial para os escritórios uma vez que a ferramenta permite gerenciar os fluxos de trabalho, automatizar tarefas e delegar atividades de forma profissionalizada. O resultado é o ganho de tempo e produtividade. Por isso, é preciso entender essas tecnologias, suas potencialidades e como podem ser aplicadas.
Portal aborda temas e soluções inovadoras para área do Direito
Uma fonte segura para se manter atualizado quanto às soluções inovadoras que surgem na área jurídica é o portal O Futuro da Advocacia, lançado pela empresa Aurum. O site oferece aos leitores acesso gratuito a informações relevantes com abordagem aprofundada em temas fundamentais para os advogados.
Os materiais são selecionados para contribuir com o crescimento dos escritórios e dos operadores do Direito em áreas específicas como “aquisição de clientes” e “controle de prazos” a partir de trilhas temáticas, compostas por conteúdos em formatos de texto e vídeo. Por disponibilizar informações consistentes de forma gratuita e prática, o site torna-se um veículo relevante para profissionais antenados às exigências mais urgentes da área.