Saúde
Herpes genital tem cura?
Compartilhe:
O herpes genital não tem uma cura definitiva porque o vírus não pode ser eliminado do corpo, e por isso o que se pode fazer é somente controlar os sintomas, encurtando sua permanência e evitar que as feridinhas na pele apareçam novamente.
Assim, o tratamento da herpes genital pode ser feito com remédios antivirais, como o Aciclovir por exemplo, que podem ajudar a prevenir ou encurtar a duração da doença, eliminando as bolhas que surgem na pele próximo da região genital.
Ainda não é possível curar a herpes genital definitivamente porque o vírus aloja-se nas terminações nervosas, local onde nenhum remédio consegue alcançar, mas apesar disso, os remédios antivirais diminuem a replicação do vírus, o que leva a uma diminuição do seu tempo de atuação e diminuem as chances de transmissão da doença para outras pessoas.
Por isso, sempre que uma pessoa apresentar as feridinhas da herpes deve seguir o tratamento indicado pelo seu médico para evitar contaminar outras pessoas e melhorar sua qualidade de vida, diminuindo a dor e o desconforto que este vírus provoca.
Como controlar o herpes genital e eliminar as feridas mais rápido
O tratamento para herpes genital é feito com remédios antivirais em forma de pomada ou comprimidos, como Aciclovir ou Valaciclovir, prescritos pelo médico. Com o tratamento, as feridinhas cicatrizam e desaparecem, levando à diminuição da vermelhidão, dor e coceira na região afetada, em cerca de 7 a 10 dias.
Durante este período é recomendado evitar o contato íntimo e não compartilhar a toalha de banho com outras pessoas da casa para evitar que o vírus se espalhe, contaminando os outros.
Além disso, o que se pode fazer para que as feridas desapareçam mais rápido é fortalecer o sistema imune consumindo mais frutas ricas em vitamina C, tomando suco de laranja com acerola 3 vezes por dia, por exemplo e investir em alimentos ricos em lisina, que está presente no amendoim.