Rondônia
Energisa diz que conversações com o Governo começaram com a Eletrobras e antes da privatização
Compartilhe:
Em nota à imprensa divulgada na manhã desta quarta-feira, após denúncia feita pelo deputado Jean Oliveira (MDB) sobre supostas negociatas para regularização de dívida com o Estado, a Energisa explicou que as conversações oficiais acontecem desde 2018 e antes mesmo da privatização da empresa e sempre pelos canais públicos. Confira:
Nota à imprensa
A Ceron esclarece que a busca pela regularização dos débitos e créditos recíprocos existentes entre CERON e estado de Rondônia iniciou-se em 2018 pela então gestora da empresa, Eletrobras, e representantes do Estado.
Dando prosseguimento às tratativas entre as partes, cujos termos constam, inclusive, das Demonstrações Financeiras publicadas em junho/18 pela CERON, a Energisa se apresentou prontamente aos representantes do Estado, ratificando seu propósito de equalizar os débitos junto à Secretaria de Estado das Finanças (Sefin) e de receber seus créditos junto à CAERD.
A composição dos valores e as condições de eventual conciliação observam os requisitos legais próprios, bem como serão submetidas à aprovação do Poder Judiciário, por intermédio do NUPEMEC (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflito), do Ministério Público e dos demais órgãos de controle aplicáveis.
A CERON entende que a resolução desta questão é medida imprescindível para o equilíbrio econômico financeiro da concessão e está empreendendo, de forma transparente, seus melhores esforços na busca de uma solução legal e equitativa para todas as partes, com o devido respaldo dos órgãos de controle.
Importante ressaltar que a negociação não afeta o cronograma de investimentos previsto para 2019, no valor de R$ 471 milhões, e nem as atividades de atendimento aos clientes que estão sendo aprimoradas, conforme compromisso inicial firmado pela companhia com a sociedade rondoniense.