Conectado por

Especial

Presidente da ALE/RO Laerte Gomes (PSDB) lembra dia 5 de Maio, Dia do Rondon


Compartilhe:

Publicado por

em

5 de Maio – Esta data é uma homenagem ao Marechal Cândido da Silva Rondon, nascido em 5 de maio de 1865, ficou imortalizado na história do Brasil como um importante militar e sertanista brasileiro. Também se comemora o Dia das Comunicações no Brasil, em homenagem ao seu nascimento.

Cândido Mariano da Silva Rondon, conhecido como Marechal, foi um engenheiro militar e sertanista brasileiro, famoso por sua exploração do Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras.

O marechal Cândido Rondon é considerado um dos principais heróis e patriotas brasileiros e, portanto, tem sido homenageado pela população e pelo governo de várias maneiras. Ele é o “Pai das Telecomunicações Brasileiras” e o dia 5 de maio, data de seu aniversário, é também o Dia Nacional das Telecomunicações, estabelecido em sua homenagem. Teve a glória de ter seu nome escrito em letras de ouro no maciço Livro da Sociedade Geográfica de Nova Iorque.

Entre as principais obras de Marechal Rondon, foi a expansão das comunicações no Brasil, principalmente através do sertão desconhecido. Marechal Rondon abriu estradas e levou o telégrafo aos cantos mais distantes do território.

No ano de 1907, Cândido Mariano da Silva Rondon, oficial do Corpo de Engenharia Militar, destacado por sua notável experiência na construção e manutenção de linhastelegráficas no oeste brasileiro, foi nomeado pelo Presidente da República, Afonso Pena, para chefiar a Comissão das Linhas Telegráficas e Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas, oportunamente conhecida como Comissão Rondon, especialmente criada pelo Ministério da Guerra.

Expedição com Roosevelt

Em janeiro de 1914, Rondon partiu com o ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt na Expedição Científica Rondon-Roosevelt, cujos objetivos eram explorar o Rio da Dúvida. A expedição deixou Tapiripuã e chegou ao Rio da Dúvida em 27 de fevereiro de 1914. Eles não alcançaram a foz do rio até o final de abril, depois que a expedição sofreu muito. Durante a expedição, o Rio da Dúvida foi renomeado para Rio Roosevelt.

A aventura no rio da Dúvida foi a mais difícil da vida de Roosevelt. Todos os homens, exceto Rondon, sofriam de doenças e enfermidades constantes.

Anos depois

Após a expedição de 1914, Rondon trabalhou até 1919, mapeando o estado de Mato Grosso. Durante esse tempo, ele descobriu mais alguns rios e fez contato com várias tribos indígenas. Em 1919, já como general de brigada, Rondon foi nomeado diretor de Engenharia do Exército, e autorizou a construção de quartéis. Nessa época ele também acumulou os cargos de chefe da corporação brasileira de engenheiros e de chefe da Comissão Telegráfica.

Em 1924 e 1925, ele liderou as forças do exército contra uma revolta no estado de São Paulo. De 1927 a 1930, Rondon foi encarregado de examinar todas as fronteiras entre o Brasil e seus países vizinhos. Durante a Revolução de 1930, Rondon renunciou ao cargo de chefe do SPI. Durante 1934-1938, Rondon foi encarregado de uma missão diplomática, como mediador de uma disputa entre a Colômbia e o Peru sobre a cidade de Leticia. Em 1939, ele voltou à direção do SPI e expandiu o serviço para novos territórios do Brasil.

Em 5 de maio de 1955, data em que completou 90 anos de idade, foi agraciado com o título de Marechal do Exército Brasileiro, concedido pelo Congresso Nacional O estado brasileiro de Rondônia recebeu esse nome em sua homenagem.

Em 1957, Rondon foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pelo Explorers Club de Nova Iorque. Era natural de Santo Antônio de Leverger, MT, faleceu no Rio de Janeiro, Distrito Federal, 19 de janeiro de 1958.  ( com informações do site  Wikipédia )

Rondônia

O Estado de Rondônia recebeu esse nome em sua homenagem, e em 22 de janeiro de 2019 o então presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho, juntamente com os demais deputados, batizaram a nova sede do poder legislativo com seu nome, “Palácio Marechal Rondon, em sua homenagem.

“Marechal Rondon é um herói e patriota brasileiro. Ele é o Pai das Telecomunicações Brasileiras e neste 5 de Maio dedicamos as lembranças de seu legado e feitos que nunca serão apagados na história de nosso país e de Rondônia”. Disse o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia Laerte Gomes (PSDB) neste dia 5 de maio de 2019.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com