Acre
Ainda é baixa a procura pela vacina da gripe em Rio Branco, diz secretaria
Compartilhe:
Mesmo com a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em Rio Branco, apenas 53,86 % do público alvo, que é de 83.356 pessoas, buscou as unidades de saúde para a imunização. A vacinação, que seria encerrada no dia 1º de junho, prossegue até esta sexta-feira, 15 de julho.
O mais preocupante, de acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica da secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, Socorro Martins, é que as crianças entre seis meses e menores de cinco anos, representam o público com a menor cobertura: 28,77%.
Socorro explica que há vacinas disponíveis nas 55 unidades de saúde da capital. Além disso, as equipes de vacinação da SEMSA estão atendendo em locais de grande aglomeração de pessoas, como o Terminal Urbano e as grandes redes de supermercados.
E para alcançar as crianças, as equipes das unidades de saúde estão indo nas escolas de sua abrangência. “Nas escolas, as equipes pedem permissão prévia dos pais. Queremos alertar para a necessidade dos pais levarem as crianças para tomar a vacina, já que elas dependem disso para a imunização”, esclarece
Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura é de 69,75, estantes: 58,60%, puérperas, 90,31%, idosos: 72,68% e professor 70%.
Em todo o Brasil, 76,54% do público alvo foi vacinado e no Acre 66,05%. Socorro Martins explica que há resistência das pessoas, mas destaca que somente as pessoas que têm alergia a ovo, devem se abster de tomar a vacina, que não causa nenhum tipo de problema das demais pessoas. A gripe está causando mortes, por isso a imunização é tão importante”, cita Socorro, que finaliza dizendo que não deverá haver prorrogação da imunização.