Aripuanã
Programa de Valorização da Educação reforça atividades de formação em Aripuanã
Compartilhe:
Para contribuir com a qualidade do ensino em Aripuanã, a Nexa, em conjunto com o Instituto Votorantim, desenvolve, desde 2015, o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) no município. Para 2019, o PVE tem como estratégia a atuação em duas frentes: a qualificação das práticas de gestão educacional e escolar e o engajamento na mobilização social. A temática escolhida envolve a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das Escolas, conforme as instruções do BNCC do Governo Federal (Base Nacional Comum Curricular).
Nesta edição, dois conceitos são considerados importantes para a execução do programa: “estar presente” e “fazer a diferença”, o que fortalece a sua proposta de valor inspirada na mensagem “Estar presente faz a diferença”, cujo intuito é trabalhar para a melhoria da educação a partir do esforço e comprometimento das diversas esferas da sociedade envolvidas.
As atividades deram início com o Ciclo 1, na segunda quinzena de março, no qual foram realizados os primeiros encontros de formação dos Gestores Educacionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Diretores e Coordenadores Pedagógicos da rede municipal. Além disso, foi feita uma formação específica com representantes da sociedade civil, identificados como mobilizadores, cujo objetivo é promover ações que possam auxiliar no fortalecimento e melhoria da qualidade da educação no município.
No total, 41 pessoas foram capacitadas pelo Parceria pela Valorização da Educação (PVE), sendo cinco Gestores Educacionais, incluindo o Secretário de Educação, Ermes José dos Reis; 22 Gestores Escolares e 14 voluntários do Grupo de Mobilização. Os trabalhos são desenvolvidos com a parceria técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), consultoria especializada em Pedagogia.
As formações presenciais contaram com a apresentação de dados e progressos que o município já alcançou desde a implantação do programa. Destaque para revitalização da Praça do Planalto, ocorrida em 2017, pelo Grupo de Mobilização; o Cine Semec e o Sarau, ambas iniciativas recentes, cujas apresentações são realizadas nos espaços públicos. As ações recebem apoio da Prefeitura e são realizadas em conjunto pela equipe da Semec e mobilizadores do PVE.
O Ciclo 2, que terá início na primeira semana de junho, contempla o recrutamento de jovens líderes da comunidade para formação do Grupo de Jovens, que realizará um trabalho paralelo ao de Mobilização, além de ações de formação, presencial e à distância, e apoio à gestão educacional e escolar; e sensibilização e mobilização, com o objetivo de criar e/ou fortalecer ações voltadas a grupos atuantes na sociedade para contribuir com a promoção da qualidade da educação.
Para o gerente geral do Projeto Aripuanã, Marcelo Costa, a formação do PVE tem promovido o desenvolvimento de competências de gestores educacionais e escolares e da mobilização social em prol da educação, resultando na melhoria da aprendizagem dos alunos. “O objetivo do programa é contribuir com a melhoria dos índices da qualidade de ensino nas escolas. O PVE tem impactado também a gestão escolar por meio de práticas inovadoras. Isso mostra que a iniciativa transforma a educação, o que contribui de forma concreta para o desenvolvimento da comunidade”, afirmou.
Na avaliação da coordenadora pedagógica da Semec, Jocelaine Alves Paes, o trabalho desenvolvido pelo PVE tem proporcionado a interação dos alunos com as práticas extracurriculares, além disso, tem influenciado na aproximação dos pais com o ambiente escolar. “O PVE veio para ressignificar nossas práticas de ensino. Já é visível uma mudança na sala de aula, pois os alunos estão mais mobilizados”, considerou. Segundo ela, os gestores estão bastante animados com as ações previstas ao longo do ano, no sentido de acompanhamento das práticas de aprendizagens, que serão repassadas nos próximos ciclos.
Sobre o PVE
Passados 10 anos, o programa mudou de nome para deixar ainda mais claro o seu propósito: a Valorização da Educação. Desenvolvido pelo Instituto Votorantim desde 2009 em alinhamento às prioridades do Ministério da Educação (MEC) e com impacto positivo comprovado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Parceria pela Valorização da Educação tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim e atua em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação. Em Aripuanã, o programa está inserido no eixo de atuação Infância e Juventude da estratégia de projetos sociais adotada pela Nexa e contribui com o desenvolvimento social de crianças e jovens.
Sobre a Nexa
A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil. Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo. Para mais detalhes, acesse: www.nexaresources.com.