Agronegócios
Ministério da Agricultura libera investimento de R$ 6 milhões para cultura de café em MT
Compartilhe:
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vai liberar R$ 6 milhões para o Plano de Fortalecimento do Café em Mato Grosso. O recurso deverá promover o plantio do grão por meio de parcerias com a Embrapa, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), universidades e prefeituras da região noroeste do Estado. A tecnologia utilizada é de mudas de café clonal, que são adequadas para a região.
Leia mais:
Governo de Mato Grosso divulga cotação de preços da agricultura familiar
Por meio de publicação em sua página no Facebook, ele explicou que em Mato Grosso já existe um programa voltado à cafeicultura, o Pró Café, e que este benefício servirá como reforço. Além de parlamentares estaduais, participaram da reunião, realizada na terça-feira (28), os prefeitos de Colniza, Cotriguaçu, Juruena, Juína, Aripuanã, Castanheira, Apiacas, Paranaita, Brasnorte, Juara e Alta Floresta.
“Há cerca de um mês estive no estado vizinho, RO, em Alta Floresta do Oeste, para participar de uma audiência pública sobre o café. Também, visitei uma lavoura de café Robusta (clonal) de 4 hectares, que produz 190 sacas/ha.Desde que estive lá, decidi replicar o modelo em outros estados. E, como Mato Grosso tem solo e clima semelhantes, tenho certeza que teremos ótimos resultados”, disse o ministro.
Atualmente o Pró Café prevê atendimento a 50 pequenos cafeicultores em cada um dos 10 municípios selecionados pelas secretarias municipais de agricultura, que receberão 1 mil mudas de café clonal, assistência técnica in loco, insumos (fertilizante e calcário) e orientação com cursos técnicos que estão ocorrendo desde o ano passado, em parceria entre Seaf, Empaer, Embrapa e prefeituras.