Agronegócios
TC participa de expedição que promove trocas e muito aprendizado no Agro brasileiro
Compartilhe:
TC participa de expedição que promove trocas e muito aprendizado no Agro brasileiro
A convite da Texto Comunicação, um grupo de 21 jornalistas e influenciadores digitais rodou mais de 2200km atrás de eficiência e inovação no agronegócio do país.
Que a comunicação da cadeia do agro brasileiro precisa melhorar todos concordamos. Mas na era da tecnologia, onde informação é commodity, promover experiências a campo é de fato um diferencial.
E foi isso que a Texto Comunicação fez! Em parceria com empresas do ramo, promoveu uma expedição por três estados brasileiros onde a única regra era: mostrar para os brasileiros a riqueza do Agro e o que estamos fazendo de melhor. E assim foi!
Estávamos em mais de 20 profissionais (jornalistas e influenciadores digitais) de diversos veículos de comunicação de grande importância do mundo agro, representando 10 estados, entre eles: PA, RO, TO, MG, PR, RS, SC, SP, GO, MT.
Deixamos a capital de SP no dia 11 de março pela manhã e seguimos em direção à MG, para visitar a Casa Branca Agropastoril, onde Heitor e Eliana nos contaram como a genômica ajuda a produzir carne de qualidade no ambiente tropical (já tem post sobre isso lá no Instagram).
Dia 12 de março foi dia de ir à Barretos-SP, visitar o frigorífico Minerva Foods que, em parceria com a Phibro, apresentaram o PEC – Programa de Eficiência de Carcaça. O principal objetivo do programa é orientar os pecuaristas a produzir melhor. Os bovinos participantes do PEC serão avaliados em quatro indicadores: idade, acabamento uniforme de gordura, pH e peso da carcaça.
Após um delicioso almoço, oferecido pelos organizadores do programa, seguimos para Altair-SP para a visita em um dos maiores confinamentos do país, o Campanelli que, desde 1982 atua no segmento e hoje atinge números impressionantes: 15 mil ha de área total, 25 ha de confinamento com capacidade estática de 18.500 bois, atingindo a marca de 60 mil animais terminados/ano, o que levou ao faturamento de R$250mi em 2016. Além do confinamento, Victor Campanelli nos apresentou a TecnoBeef, uma unidade produtiva de suplementos para a dieta dos animais confinados. Os produtos são fabricados para que tanto os seus quanto animais de outras propriedades atinjam o melhor resultado no período de engorda.
O terceiro dia do tour foi dedicado à produção de uma proteína em constante ascensão no Brasil e no mundo: a piscicultura!
Iniciamos o dia 13 com a apresentação do presidente da Associação Brasileira da Piscicutura (Peixe BR), Francisco Medeiros, nos mostrando números impressionantes, como por exemplo que a produção brasileira cresceu 45% e atingiu 722.560 ton em 2018! Seguido por Ricardo Neukirchner, CEO da Aquabel, maior produtor de alevinos de tilápia do Brasil, contando a importância da seleção genética para maior produtividade e qualidade dos peixes produzidos em tanques-rede. Após a visita em todo o ciclo de produção destes alevinos, seguimos para o MS, na Tilabras, um projeto arrojado que envolve investimentos na casa de 200 milhões de dólares e geração de até 2,7 mil empregos. Foi impressionante ver o crescimento de uma área que até poucos anos atrás não era divulgada no Brasil.
Dia 14 foi dia de conhecer a CFM. Quem trabalha com pecuária bovina e busca eficiência, já adquiriu a genética deles! Também donos de números impressionantes, Neto contou que já comercializaram mais de 41 mil touros Nelore no Brasil e no Paraguai. Durante 18 meses os animais passam por criterioso processo de seleção até que são aprovados para a comercialização para promover a reprodução em outras propriedades espalhadas pelo país. Todos os animais são certificados pelo CEIP, chancela do MAPA para os touros comprovadamente superiores. Foi uma visita muito especial e de bastante aprendizado.
Fechamos a quarta-feira visitando a gigante Trouw Nutrition, em Mirassol-SP. Inegavelmente, o ponto alto da visita foi conhecer o Dry Technology, que possibilita suplementos minerais permanecerem secos mesmo após molhados pela chuva. Isso ocorre devido à tecnologia inovadora que impede a absorção de água pelos produtos.
No quinto e último dia do Road Show 2019, o grupo foi até a Central de Selagem de Vacinas conta Aftosa em Vinhedo-SP. Esta eu infelizmente não pude acompanhar pois estava preparando a próxima, que fecharia esta semana especial!
Em parceria com BBQ Company, Roberto Barcellos e eu apresentamos algumas informações sobre o mercado da carne, qualidade, dry aged, e claro, degustando alguns cortes em um clima de confraternização e troca de experiências.
Definitivamente foi uma semana pra lá de especial que trouxe muito conhecimento pra mim e, consequentemente pro TC!
Quer conferir mais detalhes sobre cada visita? Fica ligado aqui no site e no Instagram que vou postar cada uma das visitas, contando em detalhes tudo o que aprendemos!
Obrigada, Texto Comunicacao pelo convite e parabéns por esta iniciativa importantíssima para nosso universo Agro Brasileiro! Vida longa ao projeto. Contem sempre com o TC!