Featured
Parlamentares de MT relatam barreiras e preconceito na política por serem mulheres
Compartilhe:
Representantes de Mato Grosso em cargos eletivos no parlamento, a deputada estadual Janaína Riva (MDB), a deputada federal Rosa Neide (PT) e a senadora Selma Arruda (PSL), parabenizaram as mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8).
Além das felicitações, as parlamentares relataram as barreiras e os preconceitos sofridos pelas mulheres na vida política.
Nas redes sociais, Janaína Riva refletiu acerca de um tema discutido pelas mulheres: sororidade.
“Precisamos de mais empatia. Precisamos nos colocar nos lugares umas das outras. Precisamos nos defender. Feliz dia da mulher e de reflexão pra todas nós”, publicou a deputada.
Em um vídeo, a parlamentar – que foi reeleita como a deputada mais votada da história, afirmou que continua sofrendo com o preconceito dentro da Assembleia Legislativa (ALMT). “Continuou sofrendo com comentários pejorativos aqui dentro”, declarou.
Já a deputada federal Rosa Neide afirmou que, no seu primeiro mês como parlamentar já enfrentou o machismo na Câmara dos Deputados. “Já fui chamada de psicopata na tribuna, ouvi xingamentos de baixo nível e comentários desrespeitosos”, declarou.
Também nas redes sociais, a senador Selma Arruda publicou um vídeo com um poema em forma de cordel em homenagem ao dia.
Em outra publicação, a parlamentar afirmou que não concorda com o termo ‘sexo frágil’.
“As mulheres que votaram em mim, os homens que votaram em mim, tenham certeza absoluta que eu não trabalho dessa forma, de exclusão. Mulher não é diferente do homem. Ela não precisa de cota, não precisa ser tratada como coitada. Mulher não é vítima. Mulher é um ser que merece respeito assim como o homem”, afirmou.