Rondônia
Defesa civil diz que nível do Rio Madeira recua na capital de Porto Velho
Compartilhe:
O nível do rio Madeira recuou 5 centímetros nos últimos dois dias em Porto Velho, conforme informou a Defesa Civil Municipal. A previsão, de acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia em Rondônia (Sipam), é de que até a próxima semana o nível do rio deve continuar estável, ficando entre 16,40 metros.
“Nós fizemos uma reunião com a equipe da Agência Nacional de Água (ANA), Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), e todos foram unânimes em concordar que nos próximos 15 dias o rio deve continuar estabilizado nessas cotas altas”, disse Ana Strava, chefe da Divisão Operacional.
A equipe da Defesa Civil ajudou na mudança de mais uma família na comunidade Brasileira, localizada no Baixo Madeira em Porto Velho, na manhã de ontem (14). No total, 12 famílias que moram em áreas de risco já saíram de casa. “Nós vamos continuar em campo monitorando o rio Madeira. As famílias que desejarem sair de suas casas, nós vamos dar apoio a ajudá-las na mudança”, disse o gerente de operações da Defesa Civil, Rogério Félix.
Félix ainda informou que na manhã de ontem (14), uma reunião foi realizada entre prefeitura, governo do Estado, representantes da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, Defesa Civil, Sipam entre outros órgãos para discutir sobre a enchente de 2019.
Os bairros das áreas ribeirinhas urbanas como o Nacional, Triângulo, Balsa, Beco do Birro, Beco do Gravatal, Beco da Rede já estão sendo afetados pela cheia do Madeira. A cheia de 2019 também preocupa os moradores dos distritos de Nazaré, Calama, São Carlos e de algumas vilas no Baixo Madeira. O nível do rio Madeira atingiu na terça-feira (12) a cota de 16,45 metros, e ontem (14) o nível recuou para 16,40 metros.
(Diario da Amazonia)