O envelhecimento é natural, mas os alimentos podem acelerar ou desacelerar este processo. Normalmente os primeiros sinais de envelhecimento refletem-se através do aparecimento de linhas e rugas na pele e com o amarelamento dos dentes.
Para ajudar na antioxidação de suas células, confira cinco alimentos que devem ser cortados ou diminuídos da dieta na galeria abaixo:
1. Café – O consumo de café é um enorme problema para a descoloração dos dentes, pois o café contém tanino, um tipo de polifenol que se decompõe na água. Este ingrediente faz com que os compostos da cor se fixem nos dentes, daí a tonalidade amarela que se forma com o passar dos anos.
© iStock
2. Bacon – Carnes processadas, tais como bacon, presunto e salame são preservadas com o uso de sal, que por sua vez facilita o processo de desidratação. Todavia, esse processo é prejudicial para a pele, já que os níveis elevados de sódio no organismo dificultam a produção de colágeno – substância responsável pela manutenção da firmeza da pele.
© iStock
3. Limonada – O limão é um alimento extremamente ácido, quando o suco entra em contato com os dentes acaba desgastando o esmalte. Este fruto tem ainda um alto teor de açúcar que faz mal tanto à saúde dos dentes como da pele.
© iStock
4. Iogurte – O iogurte magro está repleto de açúcar para atenuar a falta de sabor. Ingerir muito açúcar envelhece a pele porque danifica as fibras de colágeno, que são incapazes de se repararem sozinhas, segundo um estudo divulgado em 2010.
© iStock