Conectado por

Concursos

No Pará, são disponibilizadas 845 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior no concurso Prefeitura de Marabá


Compartilhe:

Publicado por

em

A Prefeitura de Marabá, no estado do Pará, informou que o edital nº 001/2018, referente ao seu concurso em andamento, foi republicado, por conter incorreções. O concurso Prefeitura de Marabá – PA será realizado pela FADESP e a meta é preencher 845 vagas, sendo 274 para cargos de nível fundamental, 266 para cargos de nível médio e técnico e 305 para cargos de nível superior.

Vagas

  • Cargos de nível fundamental: Agente de Portaria, Agente de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Máquinas Pesadas e Motorista (CNH AB, C e D).
  • Cargos de nível médio e técnico:  Agente de Regularização Fundiária, Agente de Trânsito, Almoxarife, Assistente Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Regulação, Auxiliar de Secretaria de Escola, Auxiliar em Saúde Bucal, Cuidador, Guarda Municipal, Operador de Estação de Tratamento de Esgoto, Rádio Operador, Técnico de Controle Interno, Técnico em Agrimensura, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Vigilância Sanitária e Técnico Previdenciário;
  • Cargos de nível superior:  Administrador, Analista de Controle Interno, Analista de Sistema, Analista Previdenciário, Assistente Social, Biomédico, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Florestal, Estatístico, Farmacêutico Bioquímico, Fiscal Ambiental, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geólogo, Jornalista, Mediador, Médico Clínico Geral, Médico Perito, Médico Veterinário, Nutricionista, Procurador, Professor  (Artes Visuais, Ciências, Ciências Agrárias / Agrícolas e da Natureza, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia), Profissional de Apoio Escolar (Pedagogo), Psicólogo, Tecnólogo de Alimentos, Terapeuta Ocupacional, Tradutor e Intérprete de Libras e Zootecnista.

As vagas acima serão distribuídas entre a Prefeitura Municipal, o IPASEMAR – Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Marabá e Superintendência de Desenvolvimento Urbano – SDU.

A remuneração para os cargos acima varia de R$ 954,00 a R$ 3.565,13 para jornada de 20 a 40 horas semanais.

Inscrições no concurso Prefeitura de Marabá – PA

As inscrições serão realizadas até 10 de janeiro de 2019, apenas via internet, através do endereço eletrônico www.portalfadesp.org.br.

O valor da taxa de inscrição é de:

  • R$ 50,00 para os cargos de nível fundamental;
  • R$ 60,00 para os cargos de nível médio e técnico;
  • R$ 70,00 para os cargos cuja de nível superior.

As pessoas com deficiência (PcD) estarão isentas da taxa de inscrição, desde que comprovem ser portadoras de deficiência ou necessidade especial.

Provas

O concurso Prefeitura de Marabá – PA será composto por prova objetiva para todos os cargos, por prova de títulos para os cargos de nível superior e teste de aptidão física para o cargo de Guarda Municipal.

A prova objetiva será realizada na data provável de 24 de fevereiro de 2019, no turno da manhã (das 08 às 12 horas) para os cargos de nível fundamental e superior e no turno da tarde (das 14h30 às 18h30) para os cargos de nível médio e técnico. Para levar o caderno de questões, o candidato só poderá se retirar do local da prova nos últimos 60 minutos anteriores ao horário para o seu encerramento.

A prova objetiva será composta por 50 questões e valerá 50 pontos para os cargos de nível fundamental e 70 pontos para os demais candidatos. Nesta prova serão cobrados os seguintes conteúdos:

  • Língua Portuguesa e Legislação Municipal: para todos os cargos;
  • Matemática e Raciocínio Lógico: exceto para os cargos de nível superior;
  • Atualidades: apenas para os cargos de nível fundamental e de Professor;
  • Noções de Informática: apenas para os cargos de nível médio e técnico;
  • Legislação Pedagógica: apenas para Professor;
  • Conhecimentos Específicos: exceto para os cargos de nível fundamental.

Dicas para as provas de Marabá: Organização e arquivamento de documentos

 Os documentos que podem ser guardados durante um prazo ou por tempo indeterminado recebem o nome de arquivos. A arquivologia ou arquivística é a ciência que tem por objetivo gerenciar como esses documentos serão guardados.

Lembrando que os arquivos, para serem guardados, devem ter uma utilidade futura. Os arquivos de uma pessoa ou instituição são recebidos por ela mesma ou gerados por ela. Por isso, é diferente de uma biblioteca, onde os livros podem ser comprados ou recebidos por doação.

Os arquivos têm o objetivo de guardar informações úteis para o futuro e são organizados de determinada forma para que quando forem procurados sejam de fácil acesso.

Fundamentos e princípios arquivísticos

Alguns fundamentos e princípios são importantes para a organização na arquivologia. Primeiro, temos o princípio da proveniência, que é o principal: deve se manter a proveniência de cada arquivo, respeitando de onde vieram e não misturando com o de outras pessoas ou instituições. A proveniência traz o contexto em que os arquivos foram criados.

Segundo, temos o princípio do respeito pela ordem original, ou como também é chamado princípio da organicidade, no qual é respeitada a organização estabelecida pela entidade produtora, para preservar a relação entre os documentos como testemunho daquela entidade.

Terceiro, é o princípio da territorialidade. Esse princípio indica que os arquivos devem ficar o próximo possível do local onde foram criados ou emanados, para que assim permaneçam vivos e sejam entendidos da melhor forma possível.

O quarto é o princípio da unicidade, em que os documentos de arquivo devem manter o seu caráter único, independente do seu tipo, forma ou suporte.

O quinto e último princípio é o da indivisibilidade ou integridade, pois prediz que os arquivos devem ser preservados sem mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

Classificação dos documentos

A classificação dos documentos de um arquivo visa organizar e distribuir os arquivos de acordo com uma ordem da entidade produtora. Existem várias maneiras de classificar os documentos de arquivos: podem ser através de numeração ou divididos também por áreas, sessões e assuntos.

Em uma entidade que se queira separar os documentos que vão para arquivo por área, sessão e assunto, primeiro é necessário nomear as áreas, ver quantas sessões diferente há em cada área e quantos assuntos são tratados por aquela área e assim fazer as separações.

À medida que os arquivos forem separados, poderão ser numerados ou nomeados, para que assim fique mais fácil encontrá-los.

Protocolo, registro, tramitação, expedição e arquivamento

O protocolo é um conjunto de operações que organizam os documentos dentro do arquivo, para que assim existam informações dos documentos existentes, data de entrada, tempo de conservação, garantindo o acesso à informação. Ou seja, o protocolo garante a rastreabilidade dos documentos.

Dentro do protocolo temos o registro, tramitação, expedição e arquivamento. O registro é a prática de se cadastrar os documentos recebidos no arquivo em um sistema, que pode ser manual ou informatizado. Os dados registrados servirão para localização do documento futuramente.

A tramitação ou controle da movimentação é a atividade que irá identificar os setores pelos quais passam os documentos, a fim de identifica-los mais rápido se for necessário. Essa tramitação pode ser com sistema informatizado ou manual.

A expedição é o envio do documento ao seu destino. Por fim, o arquivamento propriamente dito é a maneira como os documentos serão armazenados, para que possam ser utilizados futuramente. Esse arquivamento pode ser horizontal (documentos dispostos uns sobre os outros) ou pode ser vertical (documentos organizados uns atrás dos outros).

Vale dizer que ainda se pode dividir os métodos de arquivamento em dois sistemas: o direto e o indireto. No sistema direto a busca pelo documento pode ser feita no próprio lugar onde este está guardado. E no sistema indireto é aquele em que o documento, para ser achado, se deve primeiro fazer uma pesquisa consultando um índice ou um código.

Noções de conservação e preservação de acervos documentais

Os documentos, por passarem muito tempo guardados, podem ser danificados e assim precisam de cuidados especiais. Por esse fator temporal e de manuseio, é importante para a instituição pensar na preservação desse arquivo.

Se o documento já foi danificado, terá que ser restaurado, mas esse processo deve ser feito com as ferramentas corretas e por pessoas especializadas. Se o arquivamento estiver em risco, podendo causar danos em vários arquivos, é necessário fazer uma política de conservação preventiva. Dito isso, o melhor a se fazer pela corporação, portanto, é a adoção de políticas de conservação preventiva, que inclua a eventual restauração dos arquivos.

Validade do Concurso Prefeitura de Marabá

O prazo de validade do concurso Prefeitura de Marabá – PA é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital

Para demais informações sobre o concurso Prefeitura de Marabá – PA consulte o edital disponibilizado no site da FADESP.

Sobre Marabá

Marabá é um município localizado na mesorregião do Sudeste do Estado do Pará. Ele é considerado como o quarto mais populoso do Estado e conta com uma população de aproximadamente 271. 594 habitantes, segundo dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2017.

Quanto a economia, Marabá passou por diversos ciclos econômicos que cooperaram para que atualmente a mesma seja vista como um dos municípios de maior dinamismo. Essa localidade tem a capacidade de investimentos das regiões Norte e Nordeste do país.

Sobre a organizadora

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) é pessoa jurídica que possui o CNPJ 05.572.870/0001-59. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos criada em 1977 e vinculada à Universidade Federal do Pará (UFPA).

A instituição está fortemente ligada ao serviço de concurso público, sendo a principal banca organizadora no âmbito do estado do Pará. Além disso, atua com apoio à pesquisa e gerenciando cursos de pós-graduação junto à UFPA e outras instituições parceiras.

Atualmente, a FADESP está organizando o concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, que está com inscrições abertas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com