Featured
O que é Pneumonia Atípica e como tratar
Compartilhe:
A pneumonia atípica é uma infecção pulmonar causada por micro-organismos menos comuns que os da pneumonia normal, como Mycoplasma pneumoniae, Legionella pneumophila ou Chlamydophila pneumoniae, por exemplo.
Geralmente, a pneumonia atípica é contagiosa através do contato com gotículas de saliva do paciente e, por isso, ela é comum em pessoas que compartilham espaços pequenos, como acontece com os presos ou os militares, sendo uma importante suspeita quando toda a família apresenta os mesmos sintomas.
A pneumonia atípica tem cura e o seu tratamento pode ser feito em casa com repouso e uso de antibióticos receitados pelo clínico ou pelo pneumologista, no entanto ela pode ser considerada uma doença grave porque pode piorar e causar insuficiência respiratória e levar à morte.
Principais sintomas
Os sinais e sintomas da pneumonia atípica podem ser um pouco diferentes dos da pneumonia mais comum, incluindo:
- Febre baixa, até 38ºC;
- Tosse seca mas com dificuldade para respirar;
- Dor no peito e na garganta;
- Dor nos músculos e nas articulações;
- Cansaço fácil;
- Pode ainda haver diarreia, inflamação do tímpano e conjuntivite.
Os sintomas da pneumonia atípica podem demorar entre 3 a 10 dias a aparecer após estar em contato com alguém com a doença.
Como se pega pneumonia atípica
A pneumonia atípica é contagiosa, sendo facilmente transmitida através de gotículas de saliva contaminadas. Assim, pessoas com pneumonia devem cobrir a boca com um lenço ou uma máscara para espirrar ou tossir, para evitar contaminar outras pessoas.
Como tratar a pneumonia atípica
O tratamento para pneumonia atípica dura cerca de 3 semanas e pode ser feito em casa com a ingestão de antibióticos para pneumonia atípica, como Azitromicina ou Eritromicina, receitados pelo médico.
Além disso, durante o tratamento é recomendado:
- Ficar em casa, em repouso evitando ir ao trabalho ou escola;
- Beber bastantes líquidos, para facilitar a retirada de secreções;
- Evitar alterações bruscas de temperatura, utilizando roupa adequada.
Geralmente, os sinais de melhora surgem por volta do 4º dia incluem a diminuição da febre, do cansaço e do catarro.
É recomendado ir ao pronto-socorro quando, durante o tratamento, surgem sintomas como dificuldade para respirar, aumento da quantidade de catarro ou persistência da febre.