Conectado por

Saúde

Tratamento para Rinite


Compartilhe:

Publicado por

em

O nariz é a porta de entrada para o ar e substâncias carregadas por ele, e tem a função de filtrar as impurezas, além de umidificar e aquecer o ar que vai chegar aos pulmões.

A rinite alérgica é uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas (alérgenos). O indivíduo alérgico tem uma reação exagerada a esses alérgenos: seu sistema imunológico reage de forma intensa na tentativa de defesa do organismo. Essa característica normalmente é transimitida geneticamente.

Poeira, pólen e alguns alimentos são substâncias que podem causar alergia. Aqui no Brasil a poeira domiciliar é o fator de risco mais importante. Ela é constituída por descamação da pele humana e de animais, por restos de pelos de cães e gatos, restos de barata e outros insetos, fungos, bactérias e por ácaros, organismos microscópicos da família dos aracnídeos.

Além disso, a rinite também pode ser causada por vírus e é muito comum no outono, inverno e início da primavera. Ela chega muitas vezes associada ao resfriado. Quando de origem viral ou bacteriana, é contagiosa. Nesses casos, é transmitida por espirros, tosse (transmissão por gotículas) ou mesmo durante um aperto de mão.

Na crise de rinite, a pessoa apresenta obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz. Esses sintomas ocorrem porque há um processo infeccioso nas vias respiratórias superiores, principalmente na mucosa nasal.

Tratamento para Rinite

Como Tratar a Rinite?

  • Higiene Ambiental. A forma mais simples de tratar alergia é evitar o contato com a substância que desencadeia os sintomas. Então, supondo que a causa da rinite sejam os ácaros por exemplo, é importante manter a casa ventilada, tapetes e cortinas sempre limpos, e assim por diante.
  • Um dos tratamentos mais comuns para a rinite são os anti-histamínicos, que melhoram os sintomas. Os vasoconstritores locais (à base de xilometazolina) também tratam eficazmente os sintomas da rinite. São utilizados sob a forma de sprays quando o nariz está entupido.
  • Descongestionantes nasais e corticosteroides: são medicamentos usados para tratar uma crise rinite alérgica. Medicamentos à base de corticosteróides aplicados no nariz são prescritos para tratamento a longo prazo, e tem o objetivo de melhorar a respiração nasal e evitar ou amenizar as crises.
  • Ácido acetilsalicílico (aspirina) retarda o desenvolvimento da rinite e age também como anti-inflamatório, analgésico e antipirético.
  • Soluções salinas (soro fisiológico) são utilizadas para lavagem nasal. Diferentes soluções salinas estão disponíveis na farmácia.
  • Pomada nasal: para hidratar a mucosa nasal que geralmente fica muita seca depois de uma rinite.
  • Imunoterapia: Chamada também de vacina, a imunoterapia é um tratamento que visa dessensibilizar o paciente aos alérgenos. Consiste na injeção de pequenas doses do alérgeno para acostumar o organismo, diminuindo a resposta à sua exposição. A imunoterapia atualmente só existe para os alérgenos mais comuns, como pólen, ácaros, pelo de animais, etc. O tratamento dura alguns anos e não deve ser interrompido sob o risco da perda de eficácia.
Tratamento para Rinite

Alguns Métodos para Aliviar os Sintomas

  • Beba bastante líquido, água, suco verde, água de coco e principalmente chás quentinhos. Esse vapor do chá ajuda a hidratar as vias respiratórias, melhorando os sintomas.
  • Mantenha a casa arejada e evite usar tapetes e cortinas.
  • Dê uma atenção especial ao seu sono: dormir bem é fundamental para sua imunidade.
  • Umedeça a mucosa nasal com soro fisiológico.
  • Evite usar roupas guardadas por muito tempo, pois podem conter fungos, um fator alergênico muito comum.
  • Faça inalações de vapores quentes com óleos essenciais ou sal.
Tratamento para Rinite
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com