Conectado por

Amazonas

Com Joelma, Naiara Azevedo e Chiclete com Banana, Festa do Guaraná à sua 39ª edição


Compartilhe:

Publicado por

em

A partir da noite desta quinta-feira (06/12), a praia Ponta da Maresia, no município de Maués (a 250 quilômetros de Manaus em linha reta), receberá, até o dia 8 (domingo), dez atrações culturais, entre artistas nacionais e do Amazonas, no palco da 39ª Festa do Guaraná.

O primeiro show nacional ficará por conta da cantora Joelma, que se apresentará nesta noite, após as atrações amazonenses. Na sexta-feira, quem subirá ao palco será Naiara Azevedo. No último dia do evento, quem comandará a folia será a banda Chiclete com Banana, a atração mais aguardada pelo público, que a coordenação estima em 50 mil pessoas.

Os artistas amazonenses que participarão do evento são Os Tucumanus, banda de vanguarda de Manaus, que alia a sonoridade regional com influências literárias e gêneros internacionais; os artistas de boi-bumbá Canto da Mata, Carlinhos do Boi, PA Chaves e Leonardo Castelo; e as DJs May Seven e Laila Abreu, que apresentarão um set-list com os hits eletrônicos mais tocados no ano.

A estrutura da festa contará com palco principal, palco alternativo, camarotes e barracas. O policiamento será reforçado durante a festa para garantir a segurança de moradores e visitantes. O Governo do Estado enviou um efetivo com mais de 70 policiais militares, 28 policiais civis, 4 da Corregedoria, 3 da Defesa Civil e 6 bombeiros militares.

Lenda do Guaraná

O evento ainda terá a apresentação cultural da Lenda do Guaraná e a escolha da Rainha do Guaraná. A lenda que inspira a festa conta a história de um casal de índios da etnia Mawés que não conseguia ter filhos e que pediu a Tupã (deus indígena) que lhes abençoasse com uma criança. Tupã atendeu o pedido e lhes deu um menino, que cresceu e se tornou um homem bonito, bom e generoso, o que causou inveja em Jurupari (deus da escuridão), que decidiu matá-lo.

Jurupari se transformou em uma cobra e mordeu o filho do casal que estava na floresta colhendo frutos. Nesse momento, fortes trovões e relâmpagos caíram perto da aldeia. A mãe do índio morto entendeu que era uma mensagem de Tupã para que ela plantasse os olhos do filho para que deles surgisse uma nova planta com saborosos frutos. Então, surgiu o guaraná, cujas sementes se parecem com os olhos humanos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com