Rondônia
Recode apoia encontros para mobilização de gestores de bibliotecas públicas em Porto Velho, passando pelas cinco regiões do Brasil
Compartilhe:
Voltado ao fortalecimento de políticas públicas de incentivo à leitura e transformação social por meio de bibliotecas, encontro aconteceu ontem, 29/11, em Porto Velho (RO), após passar pelo Espírito Santo. Organização social promoveu oficina voltada a prefeitos e gestores locais sobre a construção de planos municipais e estaduais de Livro e Leitura.
A Recode, organização social voltada ao empoderamento digital, é uma das realizadoras do Encontro Regional de Gestores de Bibliotecas Públicas que, após passar por Florianópolis (SC), Maceió (AL), Campo Grande (MS), Palmas (Tocantins), Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e Vila Velha (ES), foi realizado ontem, 29/11, em Porto Velho (RO), integrando gestores públicos dos estados do Amazonas, Roraima e Acre, que representam ao todo 15 municípios. A iniciativa busca fomentar políticas públicas que ampliem o acesso aos livros e à leitura e a valorização da biblioteca pública como equipamento cultural. Os encontros já percorreram as cinco regiões do país, passando por oito estados brasileiros. Durante o evento, a consultora da Recode e secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura, Renata Costa, e a analista de projetos da Recode, Ilca Bandeira, promoveram uma oficina com o intuito de fortalecer a construção dos planos municipais e estaduais do Livro e Leitura, conforme previsto pelo projeto de lei 7752/2017, que cria a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE). O presidente da Fundação de Cultura de Rondônia, Fabiano Barros, e a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas de Roraima, Tânia Alencar, apresentaram dados de bibliotecas públicas e projetos de implementação.
“É preciso sensibilizar os municípios e estados sobre possibilidades de garantir orçamentos mínimos para as ações previstas nesses planos”, explica Renata Costa. Por isso, uma das metas a serem alcançadas é a produção conjunta de um documento que contenha diretrizes focadas na garantia da sustentabilidade das bibliotecas.
Para Ilca Bandeira, “nosso objetivo também será mobilizar os gestores e os coordenadores de bibliotecas dessas regiões, contribuindo para a construção de políticas públicas locais que viabilizem a renovação desses espaços de leitura e os tornem mais próximos da população”, complementa.
O Encontro Regional de Gestores de Bibliotecas Públicas é realizado em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e as coordenadorias dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Santa Catarina, Acre, Tocantins, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.
Sobre a Recode
A Recode é uma organização social que promove o empoderamento digital de jovens a partir da mobilização de uma rede de instituições. Por meio da criação e disseminação de metodologias de formação empreendedora e do uso de ferramentas digitais, busca ampliar o impacto de facilitadores em comunidades, escolas e bibliotecas e estimular o uso ético, consciente e cidadão da tecnologia. Assim, empodera indivíduos para reprogramar realidades. Com 23 anos de atuação, a Recode está presente em 7 países com 600 centros de empoderamento digital e já alcançou mais de 1,7 milhão de pessoas.