Direto de Brasília
CAS promove debate sobre qualidade de vida de portadores de distrofia de Duchenne
Compartilhe:
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizará audiência pública, na terça-feira (27) às 14h, para debater formas de melhorar a qualidade de vida de pessoas com distrofia muscular de Duchenne. A reunião foi requerida pela senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE).
De acordo com a Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM), a distrofia de Duchenne atinge principalmente meninos, em 99% dos casos, numa incidência de 1 a cada 3.500 nascimentos. Ainda segundo a Associação, em dois terços dos casos, a mutação é adquirida da mãe e em um terço ocorre uma mutação nova quando a criança foi gerada.
A doença neuromuscular crônica caracteriza-se por fraqueza e perda rápida de massa muscular, de forma progressiva, devido à degeneração dos músculos esquelético, liso e cardíaco.
Para discutir o tema, foram convidados um representante do Ministério da Saúde, a presidente da Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (AFAG), Maria Cecília de Oliveira; a fundadora e presidente da Associação Carioca de Distrofia Muscular (Acadim) e a médica e presidente da Aliança Distrofia Brasil, Ana Lúcia Langer.
O debate será realizado na sala 9 da Ala Alexandre Costa.