Religião
Conheça a história de Orfa e Rute
Compartilhe:
Tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe.
(Deuteronômio 30:19; Hebreus 11:6).
Leia: Rute 1
Orfa e Rute, duas jovens moabitas, casaram-se com dois irmãos que pertenciam ao povo de Israel, mas viviam no país de Moabe. No círculo familiar foram colocadas em contato com o Deus vivo, e mesmo depois da morte de seus maridos elas viveram com a sogra, até o dia em que ela decidiu regressar para Israel.
Orfa amava sinceramente sua sogra, mas quando chegou o momento de decidir, preferiu ficar com seu povo e seus falsos deuses. Não deu o passo decisivo que a faria entrar no povo do Deus verdadeiro. Ela nos faz pensar em todas as pessoas que vivem em contato com cristãos e reconhecem a utilidade dos ensinamentos da Bíblia, mas cujo coração não está comprometido. Se alguém não toma a decisão pessoal de colocar sua fé no Senhor Jesus, fica à margem das bênçãos prometidas por Deus.
Rute, por sua vez, manifestou uma resolução notável. Sua fé e seu apego ao Deus verdadeiro lhe mostraram claramente Seu caminho. Nenhuma objeção a fez vacilar, nenhuma dificuldade a fez desanimar. Ela sabia onde estava o caminho e a bênção e se comprometeu a andar por ele sem duvidar. Deus honrou sua fé duma maneira magnífica, permitindo-lhe inclusive figurar na genealogia de Jesus.
Não se conforme apenas com estar entre os crentes; tome a mesma decisão que Rute.