Amazonas
Balanço inicial do TRE registra problemas em 18 urnas eletrônicas no Amazonas
Compartilhe:
Dezoito urnas eletrônicas apresentaram problemas na manhã deste domingo (28), no Amazonas. Sete ocorrências foram registradas só em Manaus , o restante foi no interior do estado, nos municípios de Coari, Uarini, Barcelos, Parintins, Presidente Figueiredo, Alvarães, Careiro da Várzea, Lábrea e Juruá.
As informações foram repassadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Na véspera do dia do pleito, neste sábado (27), 11 urnas foram substituídas em toda a capital.
As ocorrências foram desde substituição de urnas até reinicialização do sistema. Em Manaus, foram sete urnas substituídas. Em Coari, Parintins e Uarini também houve substituição.
A reiniciação do sistema aconteceu em Manaus e em Barcelos.
Os outros municípios que tiveram problemas são: Presidente Figueiredo,Lábrea, Barcelos e Juruá. As urnas precisaram de troca de papel. A informação foi repassada pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Rodrigo Camelo.
Apesar das substituições, o início do pleito foi considerado tranquilo nas 60 zonas eleitorais de todo o Amazonas.
“Tudo ocorre dentro da normalidade em todos os municípios, sem nenhuma intercorrência. Passei em vários colégios eleitorais e não encontrei os famosos “diabinhos” que emporcalharam a nossa cidade. Tomamos as providências.”, disse o desembargador João Simões, que lembrou que o eleitor deve comparecer às urnas com um documento com foto e não pode ir até a cabine com celular.
Em Manaus, uma escola ficou sem energia no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus. O caso ocorreu por volta das 5h da manhã, após a queda de uma árvore. O fato não atrapalhou o pleito. A escola Saba Raposo possui 12 seções, mas o abastecimento foi rapidamente restabelecido pela concessionária, como apontou o diretor geral do tribunal, Júlio Brigilia.