Saúde
Sintomas de Gravidez no Homem
Compartilhe:
?Alguns homens ficam psicologicamente grávidos, apresentando os mesmo sintomas da gravidez da sua esposa. Isso acontece quando eles se envolvem muito emocionalmente, durante a gravidez e o nome dessa condição é Síndrome de Couvade.
Nesse caso o homem pode sentir enjoos, ter urgência para urinar, sentir-se tonto ou estar sempre com fome. Mas além disso eles também tendem a ficar preocupados com a saúde da mulher e do bebê e apesar de não demostrarem da mesma forma também podem apresentar ansiedade, medo e insegurança em relação ao futuro e como será sua relação com a mulher e com o bebê que está chegando.
Principais mudanças no homem durante a gravidez
Durante a gravidez é normal que um turbilhão de emoções afetem o casal, principalmente a mulher porque durante aproximadamente 280 dias seu corpo passará por intensas transformações que envolvem muitas alterações hormonais, mas também o homem devido a responsabilidade que lhe é cobrada pela sociedade.
As principais mudanças que podem afetar o homem durante a gravidez são:
1. Ter os mesmo sintomas de gravidez da mulher
Isso pode ser definido como síndrome de couver, síndrome de couvade, ou mais popularmente, gravidez por simpatia. Nesses casos os homens engordam, ficam com enjoos matinais, e podem inclusive sentir dores durante o trabalho de parto da mulher.
Estas alterações não evidenciam nenhum problema de saúde, indicando somente que o homem está completamente envolvido com a gravidez. Normalmente o homem não apresenta todos os sintomas, mas é comum ficar enjoado sempre que sua esposa apresenta este sintoma.
- O que fazer: Não é preciso se preocupar porque isso só demonstra o quanto ele está envolvido emocionalmente com a gravidez.
2. Desejar mais contato íntimo
O homem pode se sentir ainda mais atraído pela mulher quando ela está grávida porque com o aumento da circulação sanguínea na região da vagina a mulher fica ainda mais lubrificada e mais sensível, além de se sentir mais atraente porque já não precisa se preocupar com a ‘barriguinha’, que agora pode ser motivo de orgulho.
- O que fazer: Aproveitar os momentos a dois, porque com a chegada do bebê a mulher pode não ter tanto desejo sexual, nem se sentir atraente evitando o contato íntimo nos primeiros meses do bebê.
3. Ficar preocupado
Logo que o homem recebe a notícia de que será pai, ele é inundado por um avalanche de emoções. Quando o casal estava tentando engravidar o homem pode ficar emocionado e demonstrar todo o amor que sente pela parceira. No entanto, quando a gravidez acontece sem esperar, ele pode ficar muito preocupado com o futuro, devido a responsabilidade de ser pai e de ter que educar uma criança. Em algumas famílias a notícia pode não ser tão bem recebida, mas geralmente quando o bebê nasce tudo se resolve.
- O que fazer: Planejar o futuro com responsabilidade para poder se sentir em paz e segurança. Conversar e traçar planos com sua parceira é fundamental para a construção de uma nova família.
Dicas para melhorar a intimidade na gravidez
Algumas ótimas dicas para melhorar a intimidade e a cumplicidade entre o casal durante a gravidez são:
- Ir sempre juntos aos exames do pré natal;
- Comprar tudo o que é necessário para a mulher e para o bebê juntos e
- Conversar diariamente sobre o que o casal está sentindo e sobre as mudanças que estão acontecendo.
Assim o homem pode se sentir mais próximo da mulher e do bebê, sendo este um momento especial também para ele. Além disso, tirar fotografias juntos evidenciando o crescimento da barriguinha pode ajudar a manter a memória de que este foi um momento especial e desejado por ambos.