Geral
Veja como a ‘cão terapia’ pode ser benéfica para você no dia a dia
Compartilhe:
Anda meio estressado ou até mesmo passando por um momento difícil na vida? Saiba que existe uma solução natural e muito fofinha para ajudar a aliviar toda essa tensão. Com a ‘cão terapia’ você poderá passar algumas horas relaxando com a ajuda de cachorrinhos fofinhos!
Esse é um método de terapia pouco divulgado, mas que muitas pessoas e até hospitais já aderiram essa moda peludinha para ajudar pacientes e pessoas com problemas de ansiedade e depressão, utilizando um cachorro ou mais.
O cão é o melhor amigo do homem
Você já deve ter escutado essa frase pelo menos uma vez na vida, e ela não deixa de ser verdade. Os cães são animais – em sua maioria – dóceis e sempre estão prontos para fazer amizades e amar seus tutores incondicionalmente, uma qualidade que nós humanos, ainda não fomos capazes de adquirir.
Mas em alguns casos, muitos desses bichinhos acabam sofrendo maus tratos e não recebem todo o carinho que merecem. Isso pode gerar uma série de problemas para o bichinho, pois ele pode se tornar muito agressivo, ansioso, medroso e entre outros pontos que são maléficos para o animal.
Portanto é muito importante que eles tenham uma relação boa com seus tutores, para que possam ser o que realmente são: amorosos, carinhosos, fiéis e divertidos.
O cachorro é um animal extremamente inteligente e alguns até possuem habilidades especiais quando são bem adestrados, como servir de cão-guia para pessoas com deficiência visual, por exemplo.
Por esse motivo eles são muito qualificados para esta grande tarefa que é ajudar pessoas que necessitam de uma terapia cheia de alegria e amor.
Benefícios da terapia
Atualmente essa terapia pode ajudar em três camadas diferentes da sociedade: crianças que estão hospitalizadas, idosos em asilos e pessoas com dependência química em reabilitações. Aqui podemos ver três níveis diferentes de dependência afetiva, principalmente para os idosos e para pessoas com dependências químicas, já que eles sofreram diversas perdas durante sua trajetória.
O intuito da terapia é fazer com que o dia dessas pessoas seja mais leve e simples, para que elas possam voltar a ter um pouquinho de amor pela vida e tenham mais força de vontade para lutar contra seus problemas e possam aproveitar a vida da melhor forma.
É muito comum essas pessoas passarem por um terapeuta e ter no primeiro momento aquele desconforto, porque elas não sabem muito bem como podem falar sobre os seus problemas e em alguns casos, elas nem confiam naquele profissional da psicologia e não acreditam que a terapia possa resolver seus problemas.
E é aí que os cães entram em ação! Com a presença desses bichinhos é mais fácil de quebrar o gelo durante uma sessão de terapia, e durante esse período os pacientes podem se sentir mais à vontade para conversar enquanto brincam ou até mesmo acariciam um amigão de quatro patas.
E querendo ou não, essa é uma terapia de mão dupla, já que os cães ajudam pessoas a aliviar o peso de seus problemas e os humanos podem fazê-los se divertir por algumas horas durante o dia, ou seja, é uma terapia benéfica para todos!
Pré-requisitos para a terapia
Não existe uma raça específica de cachorro para este trabalho, mas é claro que o pet precisa preencher alguns pré-requisitos. Os cães geralmente selecionados são adultos, castrados, dóceis e sociáveis.
Além dos pré-requisitos, todos os pets selecionados passam por uma avaliação para que os profissionais possam acompanhar o comportamento deles em diversas situações, a fim de evitar que eles se tornem agressivos em algum momento ou até mesmo fiquem com medo.