Classificados
Você sabia que o seu imóvel pode ser usado na garantia do seu empréstimo? Conheça vantagens
Compartilhe:
Atire a primeira pedra quem nunca pensou em fazer um empréstimo, seja para comprar uma casa, um carro, investir ou mesmo quitar uma dívida. Os bancos estão cada vez mais dedicados a oferecer esse serviço e anunciam com frequência o empréstimo pessoal ou de cartão de crédito, porém, você sabia que existem outras opções?
Pouco conhecido no Brasil, mas já sólido há muitas décadas no Estados Unidos e diversos países da Europa, o empréstimo com garantia de imóvel é uma das melhores opções quando se pensa em empréstimo de valor elevado, pagamento a longo prazo e melhor taxa de juros, podendo ser usado para um financiamento imobiliário.
O serviço é oferecido por alguns bancos no Brasil desde 2008 e é mais conhecido pelos profissionais da área como Home equity (hipoteca). Nesse tipo de cenário você usa um imóvel: apartamento, casa ou comércio como garantia de pagamento.
Falando assim assusta, afinal quem em sã consciência iria usar o próprio imóvel para quitar uma dívida? Sem falar que tem muita gente mal caráter que diz que o banco só quer tomar o seu bem. Mas calma que já daremos mais alguns detalhes sobre esse tipo de serviço.
Os especialistas recomendam que antes de procurar por um empréstimo é necessário estudar, planejar, pesquisar e se as contas bateram aí sim fechar negócio com alguma instituição, afinal nenhum banco vai querer perder dinheiro por maior que seja a taxa de juros cobrada.
Como funciona essa modalidade de empréstimo?
Imagine que você quer viajar ao redor do mundo, investir em melhores equipamentos para sua empresa, ou realizar um financiamento imobiliário. A melhor forma de conseguir esse montante de dinheiro de forma que o banco tenha garantia que irá receber é através do empréstimo com garantia de imóvel.
Mas muita atenção, é seu bem que está em jogo, então antes de contratar o empréstimo é essencial que você tenha certeza absoluta que vai conseguir cumprir com o acordo porque você não vai querer perder algo que batalhou tanto para conseguir.
Primeiros passos para adquirir um empréstimo de garantia de imóvel
Após pesquisa em diferentes empresas para adquirir melhores formas de pagamento e taxa, é realizada uma consulta para saber se você possui os critérios necessários. Seu imóvel precisar passar por uma vistoria com um especialista para que depois todos os documentos sejam registrados em cartório e assim o crédito é liberado.
Outro detalhe importante é que o valor do empréstimo não pode passar de 60% do valor do imóvel, sendo necessário que uma empresa de análise seja contratada para realizar uma avaliação.
O imóvel precisa estar com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em dia junto com todas as outras obrigações que compõem o bem. Cada imóvel só pode ser usado como garantia de pagamento em uma única transação.
Apesar de ser um empréstimo um tanto burocrático existe muitas opções dentro do serviço. Uma delas é a possibilidade de usar a propriedade de outra pessoa como forma de garantia para o seu empréstimo. Um pai, irmão ou tio pode “emprestar” o bem para que você tenha acesso ao serviço.
E agora ficou claro como funciona o empréstimo de garantia de imóvel? Não pense que o banco quer ficar com o seu bem, afinal, assumir um imóvel, seja casa, apartamento ou negócio vem com ele obrigações financeiras e fiscais. Se você possui um financiamento imobiliário essa é uma boa opção de empréstimo a considerar.