Agronegócios
Sorriso recebe parceiros para implementação de pacto sustentável com bases da estratégia PCI
Compartilhe:
Representantes públicos, privados e da socidade civil da cidade de Sorriso, no Mato Grosso, assinaram dia 19 de setembro uma Carta de Intenções que tem como objetivo formalizar a aliança para a construção local das bases da estratégia PCI – Produzir, Conservar, Incluir, visando uma produção mais sustentável na região.
A assinatura marca a formalização do direcionamento das ações que serão trabalhadas no Pacto de Sorriso em cada um dos eixos P, C e I. Essa visão foi discutida e definida em parceria pelos atores locais: Prefeitura, Sindicato Rural, Sindicato Rural da Agricultura Familiar, ONG´s, representantes dos assentamentos, EMPAER – Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, SEBRAE, IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso, entre outros.
O documento foi assinado entre a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e a prefeitura de Sorriso, assim como os sindicatos, assentamentos e parceiros locais.
Sorriso é o município que, individualmente, mais produz grãos no Brasil: 3% da produção nacional e 17% da estadual. Em 600 mil hectares agricultáveis, produz mais de 5,6 milhões de toneladas de grãos em um único ciclo de cultura; além de 26,4 mil toneladas de pluma de algodão. A soja é a principal cultura, atingindo quase 84% da produção, seguida de forma direta pelo milho.
A parceria irá estabelecer objetivos e metas de sustentabilidade para os eixos de produção, conservação e inclusão. Uma estrutura de governança que irá possibilitar a captação de recursos a serem investidos na produção local e na agricultura familiar da região serão desenvolvidas, ao mesmo tempo em que irá apoiar ações para a redução do desmatamento ilegal e adequação das propriedades dos municípios ao Código Florestal.
O evento aconteceu no Sindicato Rural de Sorriso e contou com a presença do prefeito, Ari Genezio Lafin, do presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Tiago Stefanello, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sorriso, Edenir Gonçalves; representantes dos assentamentos rurais, cooperativas e da sociedade civil.
Após a assinatura, será iniciada a fase de aprofundamento das discussões para o avanço na definição de metas, ações, responsabilidade e custos para implementação que deverá acontecer nas próximas semanas; a intenção é ter as bases definidas e formalizadas até o final de outubro.
Os pactos são acordos construídos entre os setores público, privado (empresas e produtores) e outros representantes da sociedade, visando estabelecer a cooperação e empregar os esforços necessários para promover ações que contribuam para o desenvolvimento econômico sustentável do município, sendo apoiados pela IDH em sua estratégia e concepção. A implementação do pacto de Sorriso está sendo feita em parceria com a Natcap.
Sobre a IDH – A Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH) é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas inovadoras, organizações da sociedade civil e governos em parcerias público-privadas para transformar mercados no sentido de alcançar produção, comércio e consumo com maior sustentabilidade ecológica e social. A IDH opera globalmente em 12 setores de commodity e em 14 territórios em mais de 40 países. Com seus mais de 500 parceiros, a IDH desenvolve, conduz, co-financia e avalia modelos de negócios inovadores que têm o potencial de gerar sustentabilidade, do nicho ao convencional. www.idhsustainabletrade.com.