Geral
Scania abre inscrições para o Inovathon 2018
Compartilhe:
Competição nacional com universitários chega à sua terceira edição e trará a mobilidade sustentável como tema central
São Paulo – A Scania abre as inscrições para a terceira edição do Inovathon. A competição reúne universitários de todo o Brasil e tem o propósito de fomentar a discussão e ampliar o conhecimento sobre transporte sustentável. “Queremos aproximar a realidade de mercado das salas de aula e para isso criamos uma experiência única de aprendizado e troca entre os participantes”, explica Patricia Acioli, responsável por Corporate Relations, na Scania América Latina. “Este ano o desafio ficou maior, serão 72 horas de trabalho”, conta.
Como nos anos anteriores, os grupos terão um estudo de caso para solucionar em 24 horas, mas uma nova etapa foi acrescentada ao Inovathon. “Criamos uma vivência específica sobre um dos principais dilemas da sociedade atual: a mobilidade”, diz Patricia.
O período de inscrições vai até o dia 27 de setembro, quinta-feira, e os interessados devem se inscrever pelo site: www.scanialatinamerica.com/
Os cinco vencedores serão premiados com uma viagem para a Suécia para conhecerem a capital do país, Estocolmo, a sede da Scania na cidade de Södertälje. “O objetivo é ‘mergulhar’ na cultura inovadora dos suecos, conhecer de perto como se aplica a sustentabilidade ao ecossistema de transporte e logística”, diz Patricia.
A inspiração para o Inovathon surgiu há três anos com a ideia dos Hackathons, competições em que estudantes universitários desenvolvem soluções operacionais voltadas para áreas de tecnologia da informação de grandes empresas. “A gente foi pouco a pouco adaptando este formato às características das dinâmicas que aplicamos e o objetivo que almejamos. Não basta ser bom tecnicamente, por isso criamos formas de explorar e avaliar valores importantes como o espírito de equipe, a determinação e o respeito entre as pessoas. No final, os 25 participantes ganham e a Scania mais ainda. É uma verdadeira mobilização interna para fazer o projeto acontecer.” completa.
Edições anteriores – Em 2016, foi realizada a primeira etapa da maratona de inovação e reuniu 25 universitários de diversas partes do país para desenvolverem um projeto de gerenciamento logístico utilizando os conceitos de conectividade e as tecnologias de monitoramento e direção autônoma. O grupo vencedor era formado por alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC), do Centro Universitário Fundação Santo André, Centro Universitário (FEI) e da Universidade de São Paulo (USP).
Em 2017, o Inovathon viajou pelo Brasil em busca das melhores equipes, passando pelas cinco regiões do País, com etapas nas capitais Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). A etapa da região sudeste foi realizada na sede da empresa, em São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista.
Os vencedores de cada região embarcaram para a grande final, realizada no LPC – Logistic Part Center, centro de reposição de peças da Scania para a América Latina, na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. A grande campeã foi a equipe Norte (Manaus), formada por estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Centro Universitário do Norte (Uninorte).
O Inovathon Scania 2018 é uma competição autorizada pela Caixa Econômica Federal. (Certificado de Autorização Caixa nº. 3-7118/2018.)
Sobre a Scania
A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, é um dos principais fabricantes de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos. Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 49,2 mil colaboradores, a empresa está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2017, a receita líquida da Scania alcançou 119,71 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 8,7 bilhões de coroas suecas.
Para mais informações sobre a Scania acesse: www.scania.com