Geral
Empresário cita deputado estadual e ex-secretária em delação premiada
Compartilhe:
O deputado estadual Allan Kardec (PDT) e a ex-secretária de Educação do Estado, Rosa Neide (PT) foram citados em depoimentos do empresário Ricardo Augusto Sguarezzi em sua delação premiada homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), onde tratou sobre supostas cobrança de propinas na pasta durante as gestões de Silval Barbosa (sem partido) e Pedro Taques (PSDB).
De acordo com a edição eletrônica do jornal A Gazeta, o envolvimento de Kardec na história aconteceu no ano de 2012, enquanto ele era candidato a vereador por Cuiabá e ainda estava no Partido dos Trabalhadores.
“Ele veio em meu escritório e me apresentou Anderson Roriz, dono de uma Factoring; Que Allan Kardec me disse que iria conseguir dinheiro com a factoring e eu deveria efetuar o pagamento; Que a ordem da Seduc era que seria feito todos os esforços para eleger ele o candidato Lúdio Cabral (PT), que concorria à prefeitura de Cuiabá”, diz um trecho de um dos depoimentos.
Ainda conforme o empresário, a ex-secretária Rosa Neide, que assumiu a pasta após saída do deputado federal Ságuas Moraes (PT), deu continuidade na cobrança de propina das obras tocada pela Aroeira Construções, empresa de propriedade de Sguarezzi.
A delação também cita o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP). Segundo o empresário, o parlamentar que atuava na época como adjunto da pasta, o procurou e pediu uma espécie de ‘ajuda’, entregando um carnê de financiamento de uma caminhonete, para que fosse quitada em onze vezes.
Ao jornal A Gazeta, Allan Kardec negou ter participado do suposto esquema e que ocupou um cargo técnico na secretaria de Educação, garantindo que nunca teve a função de tratar de contratos com empreiteiras.
Rosa Neide também negou a acusação e lembrou que no período em que esteve na secretaria todas as ações da Seduc foram auditadas e aprovadas pelos órgãos de controle. Ela ainda afirmou que nunca respondeu processos administrativos e criminais.
Allan Kardec que é deputado estadual desde que o Emanuel Pinheiro (MDB) assumiu a prefeitura de Cuiabá, tenta se reeleger. Já Rosa Neide irá disputar o cargo de deputada federal na eleição deste ano.