Saúde
Testes de Gravidez Caseiros
Compartilhe:
Depois de uma relação sexual desprotegida sempre existe risco de engravidar, especialmente se a mulher estava dentro do seu período fértil. Após a concepção o corpo demora cerca de 10 à 20 dias até dar os primeiros sinais de que a gravidez começou, e é nesse período que a mulher pode fazer alguns testes caseiros que podem confirmar que ela realmente está grávida.
Alguns exemplos de testes caseiros de gravidez são:
Teste de gravidez, de farmácia
De todos os testes de gravidez que se pode fazer em casa, o mais fidedigno é o teste de gravidez que se compra na farmácia, pois ele mede a presença do hormônio beta HCG na urina da mulher, hormônio que só é produzido em casos de gravidez.
Mas apesar de ser um teste de confiança, o teste da farmácia pode não detectar a gravidez quando é realizado cedo demais ou quando é feito de forma errada. O momento ideal para fazer o teste de gravidez da farmácia é quando o atraso da menstruação é de 7 dias ou mais. No entanto, ele já pode dar um resultado positivo a partir do 1º dia do atraso menstrual.
Outros supostos testes de gravidez são:
Teste da água sanitária
Num recipiente de plástico juntar água sanitária e urina e se ela mudar de cor, borbulhar ou fizer espuma tipo cerveja, é sinal de que o teste deu positivo.
- Porque não funciona: Este teste não leva em consideração a quantidade de água sanitária e pode dar ‘positivo’ utilizando urina de homens ou mulheres.
Teste da urina fervida
Colocar a urina para ferver numa panela de alumínio e se levantar fervura semelhante à do leite, com formação de nata ou de espuma branca, o teste é positivo.
- Porque não funciona: Para ferver a urina é preciso que esta esteja muito líquida, devido ao consumo de grandes quantidades de água, por isso basta que a mulher tenha tomado mais água durante o dia para que o resultado seja ‘positivo’.
Teste do vinagre
Em um recipiente, misturar vinagre e urina e se a mistura mudar de cor, o resultado é positivo para gravidez. O procedimento é o mesmo para o teste que utiliza cloro.
- Porque não funciona: Normalmente não há qualquer reação ao misturar vinagre com urina porque as duas composições são ácidas e por isso o teste não é de confiança, apresentando o mesmo resultado em homens.
Teste da agulha
Após colocar uma agulha nova dentro de um recipiente de plástico juntamente com a urina, esperar 8 horas. Se mudar de cor, ficando totalmente preta, o resultado é positivo para gravidez, quando isto não acontece o resultado é negativo.
- Porque não funciona: Quanto mais concentrada estiver a urina, maior a possibilidade da agulha ficar preta, mas na maioria dos casos é preciso mais do que algumas horas para que isso aconteça.
Teste do cotonete
Introduzir um cotonete devidamente limpo na vagina, até chegar ao útero, e esfregar levemente nessa região. Se o cotonete sair limpo, sem nenhuma secreção, há chance de ‘estar grávida’ porque não existe sinal de menstruação.
- Porque não funciona: O cotonete pode conter secreção vaginal e confundir o resultado. Além disso, o uso do cotonete pode ferir o colo do útero, dependendo de como o teste é feito.
Apesar destes testes serem populares todos eles são falhos e não possuem qualquer comprovação científica de sua eficácia. Por isso o mais aconselhado é fazer um teste de gravidez que se compra na farmácia ou o que se faz no laboratório, com uma amostra de sangue, porque estes são de confiança e o resultado não deixa nenhuma dúvida.