Geral
Redução da violência no trânsito é meta da Semana Nacional de Trânsito
Compartilhe:
Entre os dias de 18 e 25 de setembro acontece a Semana Nacional de Trânsito, a data que foi criada desde 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro com o objetivo de promover e intensificar as atividades educativas de todos os órgãos e entidades de trânsito para alcançar os desafios da redução de mortos e feridos pela imprudência ao volante.
Em 2018, “Nós somos o trânsito” foi o tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que segue a abordagem do Movimento Maio Amarelo e demais campanhas que ocorrem de janeiro a dezembro. Em Porto Velho, a abertura da semana irá ocorrer no dia 16 com encerramento no dia 30/09.
Assegurar o direito a vida é ponto inicial para o desenvolvimento de táticas educativas que orientem pedestres, motoristas, motociclistas, passageiros e os demais sobre o dever de cada com a segurança individual e coletiva através dos dispositivos para evitar tragédias, como o uso do cinto de segurança, capacete, não utilização do celular, respeitar os limites de velocidades e etc.
Segundo o diretor geral do Detran-RO, Acássio Figueira, a campanha terá reforço para que as atividades possam ser mais eficazes. “Estamos destinando nosso efetivo à realização de campanhas em lugares que alcancem o maior número de pessoas possível, só assim poderemos formar cidadãos mais conscientes, resultando na diminuição de mortos e feridos em todo Estado.”
Abaixo está o cronograma e informações sobre os locais de abertura e encerramento da semana e também as temáticas que serão trabalhadas.