Política
Janaína Riva diz que mato-grossenses estão morrendo por desvios e Wilson compara Taques a Dante
Compartilhe:
Os mandados de busca e apreensão na secretaria de Saúde do Estado realizados na operação ‘Catarata’, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) na segunda-feira (3), por conta de suspeitas de fraudes em cirurgias realizadas na Caravana da Transformação, foram assunto na primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso desta terça (4).
A líder da oposição na AL/MT, deputada estadual Janaína Riva (MDB), usou seu tempo na tribuna para novamente atacar o governador Pedro Taques pelos indícios de cirurgias oftalmológicas não realizadas durante o programa, que é um dos pilares do governo.
“Ontem alguns foram pegos de surpresa, eu acredito que não eu e nem os deputados de oposição, que já denunciamos aqui a Caravana da Transformação, que é bem na verdade a ‘caravana da enganação’. Vejam só, o governo chegar ao absurdo de realizar cirurgias fantasmas. Em Mato Grosso isso é mais uma inovação deste governo incompetente, corrupto da gestão Pedro Taques”, disse a parlamentar.
“Imaginem um estado realizando cirurgias em quem não precisava fazer, colocando pessoas que deveriam ter realizado procedimento que não realizaram, pagando por isso, e isso com certeza voltando para alguém”, afirmou.
O vice-líder do Governo na casa de leis, deputado Wilson Santos (PSDB), rebateu a deputada recordando que o ex-governador Dante de Oliveira também sofreu com calúnias e foi acusado de desviar R$ 1,6 bilhão quando terminou seu mandato, e que acabou sendo absolvido tanto pelo poder Legislativo, quanto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
“Dante de Oliveira, após deixar o Palácio Paiaguas foi vítima de uma trama intitulada ‘Caixa Preta’, onde o governo que o sucedeu o acusou de ter desviado R$ 1,6 bilhão dos cofres públicos de Mato Grosso. Esta casa instaurou uma CPI, o TCE instaurou uma profunda investigação. Agora sou novamente testemunha da tentativa de cravar em outro homem público de Mato Grosso a pecha de desonesto. A Assembleia e o Tribunal de Contas absolveram Dante depois de muitos anos de calúnias, de injúrias e difamações”, comparou.
Em resposta, Riva chamou a comparação do colega de absurda e afirmou que um dos maiores perseguidores e caluniadores de Dante na época era Pedro Taques, como procurador da República.
“Foi ótimo o Wilson Santos lembrar da ‘Caixa Preta’, que atribuíram ao ex-governador Dante de Oliveira, até por que um dos maiores estimuladores destas calúnias foi o próprio governador Pedro Taques enquanto procurador da República. Foi um homem que perseguiu Dante enquanto era vivo e tenho certeza que onde Dante estiver, ele jamais aprovaria a filiação de um homem como este ao PSDB. Não tem como se comparar Taques a Dante de Oliveira. Isso chega a doer os nossos ouvidos e dói até o coração fazer uma comparação do grande homem que foi Dante com este pequeno homem, não de estatura, mais em dimensões políticas que é o Pedro Taques”, finalizou.
A operação
Agentes do Gaeco cumpriram mandados de busca de apreensão na Secretaria de Estado de Saúde e na empresa 20/20, no nome de Fábio Vieira da Silva, localizada em Ribeirão Preto (SP), na manhã desta segunda-feira (3).
De acordo com o coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, promotor de Justiça Mauro Zaque, o objetivo da operação é apurar “fatos graves na execução do contrato da Caravana da Transformação no tocante aos serviços de oftalmologia”.
A Caravana da Transformação é o principal programa da atual gestão, onde segundo o levantamento do próprio governo já realizou mais de 70 cirurgias oftalmológicas.