Agronegócios
Touros da marca CV se destacam na Reprodução Programada da ANCP
Compartilhe:
Mais uma vez, a CV Nelore Mocho comprova a sua capacidade de produzir touros jovens com alto valor genético ao ter dois de seus animais selecionados para a 10ª edição da Reprodução Programada Genômica da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). A avaliação, que contou com a participação de 2.046 touros jovens de 154 fazendas associadas, é um dos mais importantes testes de progênie genômico para gado de corte no Brasil.
Após um rigoroso processo de avaliação genética, que incluiu a análise de diversas características de importância econômica para a pecuária de corte, apenas seis animais foram selecionados. Entre os escolhidos, ITALIANO DE CV e INDICE DE CV se destacaram, atestando a qualidade do trabalho de seleção realizado pelo criatório, que completa 38 anos.
ITALIANO DE CV foi o touro mais precoce da safra 2022 da marca CV, produzindo sêmen de qualidade com apenas 13 meses de idade. Na penúltima avaliação genética, conseguiu um feito surpreendente ao conquistar a liderança absoluta nos três principais programas de melhoramento genético do Brasil. O reprodutor é Top 0,5% com MGTe de 32.48.
Já ÍNDICE DE CV, que é filho de Estoril Mat em vaca CV, impressiona por sua precocidade e qualidade genética. Top 0,5% e MGTe de 31.46, o jovem touro tem avaliação muito forte e equilibrada e um fenótipo que agrada, com características de comprimento de carcaça e muita profundidade de costela.
A Reprodução Programada Genômica da ANCP é uma ferramenta fundamental para o avanço da genética do Nelore. Através da avaliação de milhares de animais, é possível identificar os melhores touros e acelerar o progresso genético dos rebanhos. Os dados coletados de filhos e netos dos touros comprovam a eficácia da avaliação na identificação de animais superiores e na obtenção de resultados concretos no campo.
Os animais selecionados na Reprodução Programada tiveram sêmen coletado em centrais parceiras e suas doses serão distribuídas entre as fazendas associadas, o que possibilitará a realização de testes de progênie em diversos sistemas de produção e diferentes condições ambientais e de manejo. Também permitirá uma maior democratização do melhoramento genético e a disseminação de genética superior, o que melhora a conexão entre rebanhos e aumenta a consistência nas avaliações de animais jovens.
“Estamos muito orgulhosos de mais este resultado”, afirma Carlos Viacava, titular da marca CV Nelore Mocho. “Essa conquista é fruto de um trabalho sério e dedicado de toda nossa equipe. Nossos animais são selecionados com base em critérios rigorosos e possuem um grande potencial genético. Acreditamos que essa seleção vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento da pecuária brasileira”, destaca.
AI