O Governo do Pará mais uma vez será apoiador do Círio de Nazaré. Para a procissão de 2024, de número 232, serão repassados R$ 2 milhões à Arquidiocese de Belém, responsável pela organização de toda a festividade. Além disso, o governador, Helder Barbalho, após a Missa do Mandato, celebrada na noite desta segunda-feira, 26, na Basílica Santuário, anunciou que o Estado irá financiar a construção do Novo Santuário de Nazaré. A missa foi acompanhada também pela vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.
A Missa do mandato é o momento que marca o início das peregrinações da imagem de Nossa Senhora de Nazaré nos lares paraenses. E na noite de hoje, 26, o governador anunciou que será realizada a construção, por parte do Governo do Estado, do Novo Santuário, que ficará próximo à Basílica, em uma área que pertenceu ao Exército Brasileiro até o ano de 2017 – quando o governo federal doou o terreno para a Arquidiocese de Belém.
“O Governo do Pará renova o seu compromisso de participar como apoiador do Círio de Nazaré por meio do repasse de R$ 2 milhões. Os recursos serão depositados junto à organização do evento para viabilizar ações necessárias que contribuam para uma extraordinária procissão, reunindo os devotos de Maria pelas ruas de Belém agradecendo à nossa Mãe querida por todas as graças e bençãos alcançadas”, discursou o governador aos fiéis, após o fim da cerimônia.
Em seguida, Helder Barbalho confirmou a atuação do governo estadual para a construção de um espaço destinado não somente ao estímulo do turismo religioso, mas para que o Círio de Nazaré possa ser vivido durante todo o ano.
O projeto que norteará as obras ainda está sendo concluído pela Arquidiocese e pela DFN, e conforme o governador.
“Estamos agora firmando, junto à Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), à Basílica, com a Paróquia de Nazaré, um compromisso: o de viabilizar a construção de um Santuário anexo ao Complexo de Nazaré. A ideia é que possamos ter uma nova estrutura de acolhimento aos cristãos, aos devotos, aos peregrinos, como também um amplo espaço onde possam ser feitos eventos que estejam dentro do calendário da Arquidiocese. Já é assim em outros estados, outros países onde santuários são construídos para impulsionar a qualidade da acomodação bem como o turismo religioso, e no caso da nossa capital, os eventos atrelados ao Círio de Nazaré”, finalizou o chefe do Executivo estadual.
Fonte: Agência Pará/Carol Menezes