Mato Grosso
Botelho nega haver acordo para Janaina ficar com 1ª secretaria
Compartilhe:
O deputado Eduardo Botelho (União) negou a existência de um acordo entre parlamentares para eleger a deputada Janaina Riva (MDB) como a primeira-secretaria da Assembleia Legislativa. Ele acrescentou que o único trato feito foi o de garantir Max Russi (PSDB) como presidente.
A disputa na Assembleia tem dois cargos mais disputados: a de presidente e a primeira-secretaria
A primeira-secretaria é disputada porque seu titular administra o orçamento da Casa de Leis, além de conceder projeção política a quem ocupá-lo. O cargo é cobiçado por Janaina, que pretende candidatar-se ao Senado em 2026. Outros que demonstram interesse são Beto Dois a Um (União) e Dilmar Dal’Bosco (União).
A eleição da próxima Mesa Diretora, que comandará a Casa no biênio 2025/2026, está prevista para ocorrer no dia 7 de agosto.
“Nunca teve acordo com a Janaina. O único que teve foi com o deputado Max [para ser presidente]. A primeira-secretaria ficou para ser construída durante as discussões, por isso está tendo essa disputa, que também é normal”, disse.
“Há sempre uma disputa muito grande. Como a presidência havia um acordo, ficou praticamente selado que o candidato a presidente seria Max, mas ficou em aberto a discussão da primeira-secretaria”, comentou.
O deputado ainda destacou que a primeira-secretaria tem mais poder administrativo que a presidência e por isso é tão almejada.
“A disputa na Assembleia tem dois cargos mais disputados: a de presidente e a primeira-secretaria, que internamente é mais poderoso que o presidente. Lógico que apareceria [essa disputa], um cargo de tamanha importância… Dizer que não teria disputa é bobagem. Sempre tem”, analisou.
Parte dos deputados, conhecido como “grupo dos quinze”, se reúne semanalmente para articularem acordos sobre a mesa diretora.
MidiaNews