Nacional
Especialista explica os cuidados necessários para uma recuperação adequada no pós-operatório da rinoplastia
Compartilhe:
A rinoplastia, cirurgia plástica que busca harmonizar o nariz ao rosto, é um procedimento que exige cuidados específicos no pós-operatório para garantir uma recuperação tranquila e um resultado estético satisfatório.
O pós-operatório da rinoplastia é fundamental para o sucesso do procedimento, por isso, o especialista em rinoplastia, Dr. Jamisson Melo, membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), orienta os seguintes cuidados essenciais durante esse período:
Repouso: nos primeiros sete dias, é preciso descansar bastante e manter a cabeça elevada, evitando esforços físicos;
Gelo e Compressas: aplicar gelo e compressas frias na região operada para reduzir inchaço e hematomas;
Medicamentos: seguir rigorosamente as instruções médicas quanto ao uso de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos;
Dieta Leve: deve-se optar por alimentos macios e fáceis de mastigar, sobretudo nos primeiros dias;
Hidratação: beber bastante água para auxiliar na cicatrização e prevenir o ressecamento nasal;
Higiene: manter a área operada limpa e seca, seguindo as recomendações do cirurgião;
“Também é fundamental evitar cigarros, praticar atividades físicas, exposição solar direta, por pelo menos dois meses, e uso de óculos até que seja liberado pelo médico”, ressalta o Dr. Jamisson. O tempo de retorno às atividades varia de acordo com a complexidade da cirurgia e a resposta individual do paciente.
“Em geral, o retorno ao trabalho pode ocorrer a partir de oito dias após a cirurgia e as atividades físicas leves como caminhadas podem ser retomadas, após 15 dias de pós-operatório. Já exercícios mais intensos, como corrida e musculação, devem ser feitos somente depois de três a quatro semanas”, explica.
O especialista pontua que o resultado final da rinoplastia pode levar até um ano para se estabilizar completamente. “Para acelerar a recuperação, é crucial manter um sono de qualidade e o estresse sob controle, pois ele pode afetar a cicatrização. O paciente deve tirar todas as dúvidas com o seu médico e relatar qualquer desconforto ou alteração no decorrer do processo”, conclui o profissional.
Sobre o Especialista
Com uma carreira que abrange 15 anos no mercado, o Dr. Jamisson Melo possui em seu currículo diversos títulos, como: especialista em otorrinolaringologia e cirurgia crânio-maxilo-facial, pela Associação Médica Brasileira (AMB). Membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), o cirurgião, especialista em rinoplastia, é referência em sua área e já atingiu o marco de mais de 2.500 cirurgias realizadas, sendo mais de 1.000 rinoplastias.
Assessoria de Imprensa Dr. Jamisson Melo – Capuchino Press