Saúde
Para uma alimentação saudável, bastam estes 10 ingredientes
Compartilhe:
Estes 10 alimentos são a chave para uma ótima saúde
Quantos alimentos diferentes você acha que precisa comer para ter uma boa saúde? Embora as opções sejam quase infinitas, você ficará surpreso ao saber que existe uma lista de alimentos tão saudáveis que podem fornecer os grupos de nutrientes de que você precisa! Os seres humanos precisam de cerca de 50 tipos de nutrientes para que seu corpo funcione em condições ideais, incluindo carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais.
O melhor de tudo? Esses micro e macro nutrientes são encontrados em apenas 10 alimentos, que também são muito baratos! Então agora você já sabe, complete sua despensa com eles e desfrute de excelente saúde.
Ovos
Os ovos são um alimento básico na cozinha, devido à sua versatilidade: você pode prepará-los no café da manhã ou combiná-los em receitas de quiches, arroz frito, carnes empanadas, biscoitos, sobremesas, salgados… Mas o que irá surpreendê-lo é que não só é útil, mas é uma fonte imbatível de nutrientes.
Comer dois ovos no café da manhã dá uma contribuição aproximada de 141 kcal, dentro das quais temos uma importante contribuição de proteínas (para manter a massa muscular e a sensação de saciedade), 20 aminoácidos essenciais, ácido fólico, vitaminas do complexo B, A, E e D, magnésio, ferro e potássio.
Dentro do grupo das leguminosas, o grão-de-bico é a estrela. Eles estão cheios de proteínas, fibras, vitaminas e minerais como ferro e potássio. Isso é especialmente verdadeiro para vegetarianos e veganos, já que seu consumo regular permite que eles atendam às suas necessidades de proteína (sem as gorduras que outros alimentos à base de carne podem ter!).
Para aumentar o nível nutricional dos seus pratos de grão de bico, misture-os com vários vegetais e especiarias. Você verá que ele lhe dará muita energia e o ajudará a regular seus níveis de colesterol e açúcar no sangue.
As alcachofras são ricas em água (até 85%), mas não só! Elas contêm fibras, vitaminas A, B e C, potássio, fósforo, cálcio e magnésio. Além disso, a cinarizina, que lhe confere o seu sabor amargo característico, estimula a vesícula biliar, ajuda a melhorar a digestão e a limpar os rins. Você pode prepará-las cozidas, cozidas no vapor, assadas ou grelhadas.
Todos nós conhecemos o ditado “uma maçã por dia mantém o médico longe”, e não poderia ser mais verdadeiro. A maçã é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais, além de ser refrescante e hidratante devido ao seu alto teor de água.
E não só por isso é a rainha das frutas: são mais de 7.000 variedades que servem para diferentes tipos de receitas. A pectina que contêm ajuda a prolongar a sensação de saciedade e a regular o trânsito intestinal. Além disso, é rico em taninos e flavonoides, que combatem o envelhecimento das nossas células.
O arroz integral ou selvagem é uma opção melhor do que o arroz branco devido às suas grandes contribuições para a nossa saúde. É rico em proteínas, fibras solúveis, vitaminas B, fósforo e potássio. Seus carboidratos e açúcares de liberação lenta ajudam a manter seus níveis de energia estáveis ao longo do dia e seus nutrientes complementam muito bem os do grão-de-bico para uma refeição completa.
O peixe oleoso é uma das fontes de proteína animal mais nutritivas que existe. O segredo é que eles combinam proteínas com gorduras boas para o corpo, como o ômega-3. Além disso, são ricos em minerais como fósforo, potássio, ferro, zinco, iodo e magnésio. Esta combinação ajuda na regeneração dos neurônios, reduz a inflamação e mantém o bom funcionamento do nosso sistema nervoso.
A alga marinha é um alimento muito apreciado nos países asiáticos, o que não é de admirar, devido aos seus inúmeros benefícios. As algas marinhas são ricas em minerais e vitaminas, bem como em ácidos graxos, aminoácidos e fibras saudáveis. Seu consumo ajuda a regular a tireóide e é um poderoso antioxidante. Você pode consumi-los em saladas, sopas ou pratos asiáticos como o sushi.
As amêndoas são outra fonte de proteínas vegetais que não devemos ignorar, pois também são ricas em gorduras saudáveis, vitamina E, cálcio, magnésio, zinco e aminoácidos. Além disso, com eles você não pode substituir apenas a carne, mas também o leite de origem animal.
Saboreá-las sozinhas como lanche, como leite não lácteo para comer com cereais ou smoothies, em pratos salgados e, claro, em sobremesas. É muito versátil!
O alho não é apenas essencial para dar sabor às suas receitas, também é uma fonte incrível de nutrientes. Ele contém alicina, um composto que ajuda a combater infecções e estimula as funções cerebrais. Também melhora a saúde do nosso fígado, ajudando a eliminar metais pesados como o chumbo. Regula a pressão arterial e é um remédio caseiro eficaz na época de resfriados. É melhor comê-lo cru, mas usá-lo na cozinha diariamente também trará benefícios.
Enfim, não podíamos faltar um ingrediente básico da nossa alimentação e que, felizmente, é muito bom para a nossa saúde. É rico em vitaminas e gorduras saudáveis, além de adicionar sabor aos pratos sem diminuir sua qualidade ou contribuição nutricional (contra molhos industriais e temperos). Ajuda a reduzir a inflamação, regular o sistema nervoso e regenerar neurônios.