Política
Presidente da AROM prestigia abertura do Fórum Amazônico de Smart Cities
Compartilhe:
O Presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), o prefeito Hildon Chaves, esteve presente nesta manhã de quarta-feira (31) na cerimônia de abertura do Fórum Amazônico de Cidades Inteligentes. O evento, organizado pelo Sebrae Rondônia, Sebrae Acre e com o apoio da Associação Rondoniense dos Municípios (AROM), ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa e se estenderá até quinta-feira (1º).
“É um ambiente de discussão acerca das chamadas ‘cidades inteligentes’, que são as que aplicam as inovações tecnológicas em sua gestão, promovendo a sustentabilidade e valorizando as suas potencialidades, permitindo que o desenvolvimento possa ser equilibrado e beneficie a sociedade”, destacou Hildon.
O presidente da AROM destacou os desafios enfrentados pelos municípios na atualidade, com crescentes responsabilidades e recursos limitados. Ele ressaltou a necessidade de modelos bem-sucedidos, que integrem tecnologia e práticas sustentáveis, sendo replicados e adaptados de acordo com a realidade de cada local.
Diversas autoridades municipais participaram da abertura do evento, incluindo os prefeitos de Alta Floresta, Gio Damo; Urupá, Célio Lang; Alto Alegre, Denair Pedro; Mirante da Serra, Evaldo Duarte; Pimenta Bueno, Arismar Araújo; Cerejeiras, José Carlos e Santa Luzia, Jurandir de Oliveira.
Também marcaram presença o prefeito de Rio Branco (AC), Tião Bocalon; o presidente da Associação Brasileira de Sebraes Estaduais (Abrase), Anacleto Ortigara; o diretor técnico do Sebrae/RO, Alessandro Crispim Macedo; o diretor-superintendente do Sebrae/RO, Clébio Billiany de Mattos e o diretor administrativo e financeiro do Sebrae/RO, Eduardo Fumyari.
Durante os dois dias do fórum, serão realizadas conferências com o objetivo de debater e demonstrar que qualquer município tem a capacidade de implementar um modelo de gestão inovador e sustentável, adaptado às suas peculiaridades. A reflexão sobre as cidades inteligentes visa considerar a realidade específica da região amazônica, promovendo o desenvolvimento e a qualidade de vida da população, sempre com respeito ao meio ambiente. Ao encerrar sua participação, Hildon Chaves formalizou uma carta de intenção para estabelecer parcerias e cooperação entre a AROM e o Sebrae Rondônia.