Aripuanã
Em Aripuanã iniciativa da Nexa amplia presença feminina na mineração
Compartilhe:
Presente entre as cinco maiores produtoras de zinco do mundo, a Nexa Resources está desenvolvendo novas iniciativas para expandir a presença de mulheres no quadro de colaboradores de todas as suas unidades, entre elas a de Aripuanã, no estado do Mato Grosso. Entre os programas de atração está o “Indique uma Mina”, no qual os profissionais que já atuam na empresa são incentivados a recomendar mulheres para os processos seletivos em andamento.
A indicação é feita junto ao setor de Recursos Humanos, por meio de um formulário específico, e a participação nas seleções ocorre de acordo com o perfil profissional das inscritas e as vagas disponíveis. Atualmente, são oito áreas com processos seletivos abertos para Aripuanã. As vagas são para contratação efetiva e banco de talentos.
Coordenadora de Talent Acquisition da Nexa, Roberta de Oliveira explica que “Indique uma Mina” é um programa contínuo da Nexa para todas as unidades. “Desde o lançamento, estamos com ações e esforços em todas as unidades para contratar e qualificar mais mulheres, tanto que já recebemos mais de 400 indicações no Brasil e no Peru. Nossa expectativa é continuar evoluindo e ampliando não somente a presença de mulheres, mas também a oferta de qualificação para elas em todas as áreas”, explica.
Atualmente, são 424 mulheres ocupando cargos de gestão e operacionais na Nexa em Aripuanã (MT). A unidade é uma das maiores do país em representatividade feminina na mineração, com números superiores aos apresentados no levantamento feito em 2022 pelo Wim Brasil, movimento que busca a ampliação e o fortalecimento da participação das mulheres no segmento mineral.
https://www.topnews.com.br