Agricultura
Ministério desmente especulações sobre importação de Tilápia do Vietnã
Compartilhe:
Nas últimas semanas, especulações e rumores têm circulado intensamente sobre o suposto mercado de importação de tilápia do Vietnã para o Brasil. Para acabar com qualquer confusão e trazer clareza a respeito do assunto, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) emitiu um comunicado oficial que desmente as informações que têm circulado na mídia e entre os produtores brasileiros.
O MPA esclarece que, até o momento, não existe nenhuma negociação comercial em curso entre o Brasil e o Vietnã envolvendo a importação de tilápias daquele país. Além disso, o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil não tem qualquer pedido de licença de importação de tilápias oriundas do Vietnã registrado. Portanto, todas as informações sobre uma possível importação de tilápia do Vietnã são infundadas e carecem de fundamento.
O comunicado do MPA vem em resposta a preocupações e especulações levantadas por produtores brasileiros de tilápia e outros membros do setor. No entanto, é importante destacar que, durante a visita do primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, ao Brasil entre 23 e 25 de setembro deste ano, os dois países firmaram quatro Termos de Cooperação Técnico-Científica e outros documentos relacionados à cooperação técnica. Esses acordos não têm nenhuma relação com a importação de tilápia, mas sim com a troca de dados e informações técnicas entre as nações.
Todos esses acordos foram devidamente tornados públicos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e estão disponíveis para consulta por qualquer cidadão interessado em conferir os detalhes dessa cooperação técnica entre o Brasil e o Vietnã.
O MPA espera que esse esclarecimento ponha fim a qualquer mal-entendido e permita que os produtores de tilápia e demais envolvidos no setor possam seguir suas atividades com confiança e tranquilidade, sem preocupações infundadas sobre a importação de tilápia do Vietnã.
Por: AGROLINK