Saúde
Profissionais envolvidos nos processos de transplante de órgãos recebem homenagem
Compartilhe:
O Governo de Goiás, por meio da Central de Transplantes da SES/GO, em parceria com o Deputado Estadual Wilde Cambão realizam uma Sessão Solene de Homenagem aos profissionais que atuam nos processos de doação e transplante de órgãos e tecidos em Goiás, nesta terça-feira (19/09) às 9 horas, no Plenário Iris Rezende Machado da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Durante a homenagem, serão entregues certificados de reconhecimento a 100 representantes de hospitais, empresas, laboratórios e parceiros que têm desempenhado um papel fundamental na promoção da doação de órgãos em Goiás.
Apesar dos desafios, que foram acentuados pela pandemia da Covid-19, os números de transplantes realizados em Goiás são motivos de comemoração, com um aumento significativo de 47,5% em relação a 2022. No primeiro semestre de 2023, foram realizados 474 transplantes de órgãos e tecidos no estado, incluindo 87 rins, 3 fígados, 334 córneas, 17 transplantes de medula óssea e 5 musculoesqueléticos. Isso demonstra o compromisso e o avanço no campo dos transplantes em Goiás.
Segundo o subsecretário de Vigilância e Atenção à Saúde, Luciano Carvalho, o trabalho da Gerência de Transplantes do Estado tem sido determinante na conquista desses números. “Em muitas situações, o trabalho é realizado no fim de semana e madrugada. É por isso que os números de doações e transplantes vêm aumentando”, reforçou. A gerente de Transplantes, Katiuscia Freitas, reforçou a importância do apoio da família. “Para fazer valer o ‘sim’ de uma família, existe imenso esforço e dedicação. É muito importante conversarmos sobre esse assunto com familiares e amigos. Somente assim vamos diminuir a fila de espera”, pontua.
O Hospital Geral de Goiânia (HGG) merece destaque, pois desde 2017 tem desempenhado um papel fundamental na realização de transplantes renais, com um total de 805 transplantes realizados até agosto deste ano. Em 2022, o HGG realizou 104 transplantes de rins, o que representa 92% dos procedimentos desse tipo registrados no estado. Além disso, o hospital também realizou 45 transplantes de fígado, o que é de extrema importância para a população que aguarda por esses procedimentos.
“O Governo de Goiás investiu recursos para que o hospital pudesse ter uma unidade de referência que hoje faz transplantes de rins, fígado, pâncreas, rim-pâncreas e medula óssea. A secretaria está viabilizando uma parceria com a Universidade Federal de Goiás para capacitar médicos na captação de córneas, uma das principais demandas no estado”, explica o secretário de Saúde Sérgio Vencio.
Texto: Lara Eduarda, estagiária PUC-GO /Comunicação Setorial
Fotos: SES